Negociação

Procon Recife inicia mutirão online para negociação de dívidas com a Celpe

Até a próxima sexta-feira (18), os consumidores poderão negociar os débitos sem sair de casa

Economia - Agência Brasil

A partir de hoje, os recifenses que estão em dívida com a Celpe poderão renegociar seus débitos sem sair de casa. A Prefeitura do Recife, através do Procon municipal, realiza até a próxima sexta-feira (18) o primeiro mutirão online de negociação de dívidas. Esta será a primeira de uma série de ações para renegociação de débitos com diversas instituições. Na próxima semana, o órgão municipal está planejando fazer o mutirão com os bancos para a quitação de dívidas com cartão de crédito, cheque especial e etc.

A escolha da Celpe para ser a primeira instituição a participar do mutirão aconteceu devido a suspensão do pagamento da conta de energia durante o ápice da pandemia no estado. “Muita gente que ficou apertada financeiramente não pôde pagar a fatura de energia, e acabou aumentando a dívida por conta dos juros. Então quando foi permitido o corte por inadimplência muitas pessoas nos procuraram preocupadas. Por isso escolhemos a Celpe para iniciar o mutirão”, explicou a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

Para conseguir a negociação com a distribuidora de energia elétrica basta acessar o site do órgão municipal de defesa do consumidor (https://procon.recife.pe.gov.br) e preencher o formulário que se encontra disponível no banner do mutirão.

Ao receber o formulário de negociação preenchido, o Procon Recife abre o processo de reclamação e aciona a Celpe através de ofício. Em até 48h, o Procon Recife dá um retorno ao consumidor sobre a proposta de pagamento e parcelamento conseguida junto à concessionária de energia.

A presidente do Procon Recife também esclarece que o mutirão é para dívidas vencidas e reconhecidas, e não para se discutir se o cidadão tem ou não o débito. Além disso, ela explica que as condições de pagamento e tempo de resolução variam de acordo com a complexidade da dívida. "O objetivo é possibilitar que o consumidor recupere seu crédito, já que em mutirões, conseguimos negociações com descontos que podem chegar até 80% e parcelamentos diferenciados", afirmou Ana Paula Jardim.

Por causa da pandemia, o órgão municipal ainda não está realizando atendimentos presenciais.  Por isso, quem possuir alguma dúvida ou precisar abrir reclamações deve entrar em contato com o Procon Recife pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.