Fundaj e APL iniciam parceria com série de palestras
Atividades serão transmitidas online, através do canal da Fundaj no YouTube, de 23 de setembro a 18 de novembro
Duas importantes instituições culturais de Pernambuco firmaram parceria para difundir a literatura em tempos de pandemia. Em conjunto, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Academia Pernambucana de Letras (APL) pretendem promover cursos, conferências, visitas comentadas e apresentações musicais.
A primeira ação colaborativa será uma série de oito palestras online, com transmissão pelo canal da Fundaj no YouTube, de 23 de setembro a 18 de novembro, sempre às 17h e nas quartas-feiras. As atividades serão conduzidas por acadêmicos da APL, com temas que abordam grandes escritores ligados a Pernambuco.
A abertura do projeto, batizado de “Celebrações da Memória”, fica por conta do poeta, ensaista e filósofo Ângelo Monteiro, que dividirá com o público seu conhecimento sobre o poeta Carlos Pena Filho. No dia 4 de novembro, a pesquisadora Lecticia Cavalcanti, colunista da Folha de Pernambuco, falará sobre a gastronomia na obra do sociólogo Gilberto Freyre.
Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Joaquim cardozo e o músico Capiba também estão entre os temas das palestras. “Vários destes escritores já podem ser considerados clássicos modernos. Certamente cada uma dessas palestras servirá como uma verdadeira aula ao leitor brasileiro”, defende Mario Helio, que comanda a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, setor da Fundaj à frente da parceria com a APL.
Para Antonio Campos, presidente da Fundaj e também acadêmico da APL, as duas instituições possuem pontos semelhantes no que diz respeito à valorização dos povos e dos conhecimentos do Brasil. “Essa parceria agrega e fortalece ainda mais o trabalho das duas instituições que permanecem vivas e contemporâneas”, defende.
Oferecidas para o público geral, as atividades educativas tem como foco especial os estudantes das redes pública e particular de ensino de Pernambuco. Na área cultural, uma das propostas é realizar concertos musicais acompanhados de aulas sobre o universo apresentado.
“As duas instituições têm, na sociedade, um papel de mantenedoras da memória cultural e incentivadoras da renovação no campo das letras e das artes. O convênio entre ambas consolida a ponte entre nossas casas”, aponta o presidente da APL, Lucilo Varejão Neto.
Programação "Celebrações da Memória":
23 de setembro
Carlos Pena Filho
Palestra proferida pelo acadêmico Ângelo Monteiro
30 de setembro
Clarice Lispector
Palestra proferida pela acadêmica Luzilá Gonçalves Ferreira
7 de outubro
A poesia de Joaquim Cardozo
Palestra proferida pelo acadêmico José Mário Rodrigues
21 de outubro
João Cabral de Melo Neto, centenário de nascimento
Palestra proferida pelo acadêmico Alvacir Raposo
Dia 28: Narrativas da memória
Palestra proferida pelos acadêmicos José Luis da Motta Menezes e Lucilo Varejão
4 de novembro
Gilberto Freyre. Gastronomia
Palestra proferida pela acadêmica Lectícia Cavalcanti
11 de novembro
Três homens chamados João e os 90 anos da Revolução de 30
Palestra proferida pela acadêmica Ana Maria César.
18 de novembro
Lourenço Barbosa – Capiba
Palestra/recital proferida pela acadêmica Elyana Caldas Silveira.