Santa Cruz

Com mais quatro nomes no radar, Santa terá que escolher caso receba ‘sim’

Tricolor conversa com dois laterais-esquerdos e dois atacantes, mas depende de respostas para analisar o desembarque no Arruda

Luan Ferreira é um dos atacantes mirados pelo Santa para o restante da Série C - Lucas Almeida/Divulgação

Depois de oficializar a contratação do experiente Perí, jogador de característica mais defensiva e que deve minimizar as carências na lateral esquerda, o Santa Cruz tem mais quatro peças no radar para a sequência da Série C. Trata-se de mais dois laterais-esquerdos e dois atacantes, sendo, no momento, esse último setor um dos pontos mais questionáveis do time. 

Os procurados pela cúpula diretiva da Cobra Coral são os jovens Leonan, do Avaí, e Quaresma, ex-Cascavel/PR. Ambos têm 24 anos e são lateral-esquerdo de ofício. Além deles, o Tricolor mira os atacantes Luan Ferreira, ex-Sampaio Corrêa, e Lourenço, que também atua na Série B do Campeonato Brasileiro pelo Avaí. 
 

Os nomes à vista aparecem como uma tentativa do Tricolor de mitigar possíveis dores de cabeça lá na frente, buscando encontrar versatilidade no plantel e mais opções para o técnico Marcelo Martelotte. Na lateral esquerda, por exemplo, a procura era por um atleta com perfil de jogar mais atrás do meio de campo - caso de Perí. Na posição, com Leonan e Quaresma na lista de cotados, o desejo é de abraçar, agora, um jogador capaz de encostar um pouco mais no último terço. A afirmativa foi ratificada à Folha pelo executivo de futebol do Santa, Nei Pandolfo.

“Normalmente quando se contrata jogador para uma posição, você trabalha duas opções: mais defensivo ou mais ofensivo. Perí é um atleta, vamos dizer conservador no aspecto de marcação, mais de linha de quatro. A outra opção seria um atleta com mais ofensividade no setor para se ter as duas opções e para o treinador ter a possibilidade de mudar dentro do jogo com mudança de um jogador da mesma posição também. Então, um atleta mais conservador e um atleta mais efetivamente de ataque, de lateral, mas que faça uma saída maior”, detalhou. 

Já no campo ofensivo, o Santa busca os atacantes supracitados. Vale lembrar que dos oito gols marcados pelo time nesta reta inicial de Série C, apenas três bolas foram empurradas para as redes por jogadores que atuam do meio para frente (duas vezes com Chiquinho e uma com Didira). Os outros cinco tentos foram anotados por homens que compõem o sistema defensivo. O ataque não funciona há quase dois meses. Pipico entrou em duas partidas - contra Paysandu e Treze/PB -, mas se machucou e continua fora do duelo contra o Manaus, neste sábado. O camisa nove, no entanto, já não vinha de bons jogos. Enquanto seu substituto direto, Victor Rangel, ainda não mostrou a que veio. 

Mesmo em meio à necessidade por reforços, uma coisa é certa: o clube não terá condições financeira de providenciar o desembarque do quarteto no Arruda, caso a sinalização de todos seja positiva para vestir a camisa coral. Assim sendo, o Santa teria de escolher quem passará a defender as três cores. “Se a gente fizer algumas negociações, que temos feito, também não dá para fazer todas. Alguém vai ficar fora da situação”, disse Pandolfo.
 
Luan Ferreira

O atacante tem 24 anos e atua como ponta esquerda. Natural de Fortaleza, Luan está sem clube desde o início de setembro após defender o Sampaio Corrêa por aproximadamente seis meses. No tricolor maranhense, o ofensivo participou de oito jogos, sendo seis como titular, e anotou dois gols. “É um nome que a gente estuda”, engatilhou Nei. O clube mantém conversas com o atleta, mas ainda não chegou a fechar os detalhes contratuais. 

Leonan e Lourenço

Ambos têm os direitos econômicos ligados ao Avaí, que atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. O interesse do Tricolor, pelo menos no lateral-esquerdo, não é de hoje. No início do ano, o departamento de futebol coral tentou trazer Leonan, que se despedia do Botafogo/SP. A opção escolhida pelo jogador, no entanto, foi seguir para o time avaiano. 

No momento, para poder contar com o futebol dos atletas, o Santa depende de uma resposta positiva do clube catarinense. “Como é uma situação que envolve outro clube e a liberação dos atletas, enquanto não houver uma confirmação não temos como fazer especulação. São jogadores interessantes, que poderiam nos ajudar, mas estamos aguardando uma decisão por parte do Avaí”. 

Aos 24 anos, Leonan fez seis jogos pelo Leão e balançou as redes uma vez. Já Lourenço, 23, que é meia-atacante, e também acumula atuação na ponta direita, entrou nos gramados em 18 oportunidades pelo Avaí e tem um gol marcado.

Quaresma

Também na lista de opções do time coral para a lateral esquerda, a situação com Quaresma não depende estritamente da  vontade do Santa Cruz em contar com o atleta para o seguimento da temporada. Acontece que o defensor tem uma proposta do exterior e, junto ao seu empresário, aguarda por um desfecho na negociação. “Depende muito mais de lá do que daqui", apontou o executivo de futebol do Santa.

Neste ano, o lateral-esquerdo defendeu as cores do Cascavel/PR, clube onde atuou 14 partidas e marcou um gol.