Jardim Botânico do Recife inaugura dois espaços
A entrega simbólica da Arena Arbor e do Jardim de Biomas foi realizada na manhã desta quinta-feira (17), pelo prefeito Geraldo Júlio
Fechado por causa da pandemia do novo coronavírus e reaberto na última sexta-feira (11), o Jardim botânico do Recife (JBR) teve dois espaços inaugurados pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta quinta-feira (17). Uma das novidades é o espaço Arena Arbor, fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a CASACOR. Já a outra, o Jardim de Biomas, conta com espécies vegetais ameaçadas de extinção. O JBR fica no bairro do Curado e funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita.
“O Jardim Botânico no Recife passou, há pouco, dos 40 anos. A gente está reabrindo após o controle da pandemia, mas está reabrindo com novidades, com a Arena Arbor: um espaço para oficinas, palestras, seminários. Um espaço para ecoeducação. O Jardim Botânico recebia só três mil pessoas por ano. Na nossa gestão, passou a receber 100 mil, e, agora, com essa novidade, tenho certeza de que esse número vai ser superado”, afirmou o prefeito Geraldo Júlio.
A Arena Arbor possui 64m² e foi desenvolvida para ser um espaço inovador e móvel para atender oficinas e palestras ambientais. Sua composição é de madeira certificada e sua iluminação é realizada por 540m de fitas LEDs para um baixo consumo de energia elétrica. O espaço segue a ideia de uma árvore, a arquibancada faz alusão às raízes, o tronco forma a estrutura da arena, a cobertura referencia a copa de uma árvore e os frutos são colhidos ao longo das visitas.
O espaço é fruto de uma parceria inédita entre a PCR e a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo CASACOR Pernambuco. O projeto leva a assinatura do arquiteto pernambucano Paulo Carvalho e esteve entre os concorrentes ao Building of the Year (“Edifício do Ano”), promovido pelo ArchDaily, maior site de arquitetura do mundo. O projeto foi classificado entre os cinco melhores na categoria Arquitetura Digital na premiação chinesa Idea-Tops e conquistou o Silver A’ Design Award (troféu de prata) na categoria Arquitetura, Construção e Estrutura, ao lado de grandes nomes da arquitetura mundial na Itália.
“A Arena Arbor é um espaço voltado para palestras ambientais e oficinas. Neste momento, funcionará como um espaço de visitação com limite de capacidade para 13 pessoas por vez. Posteriormente, sediará palestras, oficinas ambientais e também será uma área de permanência para os visitantes a fim de proporcioná-los um lugar para descanso e convivência devido a sua localização em um ponto estratégico do Jardim. É um equipamento belíssimo, até de noite, que comporta 40 pessoas, mas está limitado a 13”, falou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho sobre o novo espaço do JBR.
O Jardim de Biomas é um espaço formado por 35 espécies, muitas delas coletadas por analistas ambientais do Jardim Botânico em expedições nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com o intuito de fortalecer e diversificar a biodiversidade do equipamento. Os visitantes poderão conhecer quatro espécies ameaçadas de extinção, a Aechmea muricata, Melocactus violaceus, Solanum jabrense e Jacaranda rugosa em um local formado por ecossistemas da Caatinga, Restinga e do Agreste.
Recentemente, o JBR passou a integrar uma rede de intercâmbio de sementes de espécies ameaçadas de extinção com jardins botânicos das capitais brasileiras por meio do Programa Bandeira Verde. Nos próximos dias, o equipamento receberá cinco mil sementes da espécie Apuleia leiocarpa (Vogel) J.F.Macbr, popularmente conhecida por Garapa, direto da administração do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.