Audiovisual

Cine Kurumin - festival de cinema indígena tem edição online e gratuita em 2020

Toda a programação ficará disponível para o público de forma gratuita por uma plataforma nas redes sociais e no site oficial do projeto

Cine Kurumim realizará edição virtual e gratuita - Purki

O tradicional e singular festival de cinema indígena Cine Kurumim realiza mais uma edição de 20 de setembro a 20 de outubro. Pela primeira vez em sua história, o evento será totalmente online, para preservar a saúde e o bem estar indígena. "Epidemias ou a pandemia como a que estamos vivendo atingem de maneira muito particular os povos indígenas. O histórico de contato e colonização é também de contágio. Incontáveis aldeias indígenas foram dizimadas por doenças trazidos pelos bran- cos ao longo dos séculos”, explica Thaís Brito, diretora geral e curadora do Cine Kurumim.

Toda a programação ficará disponível para o público de forma gratuita por uma plataforma nas redes sociais e no site oficial do projeto. Para Thaís Brito, os filmes ensinam muita coisa sobe esse período em que vivemos. “A experiência coletiva da sala do cinema passa a ser em casa, mas manteremos os espaços de debate. O momento nos impõe, acredito, a necessidade da escuta e aprendizado com os povos indígenas, que superaram muitos e muitos cenários como esse ao longo do tempo. O que o cinema indígena nos ensina sobre resistência diante de um cenário de catástrofe como o que vivemos. São questões que a curadoria tenta alcançar”, disse. A edição virtual do festival possibilitará o alcance de um público ainda maior e mais amplo do que já é o do Cine Kurumin.

Os filmes selecionados abordam questões que refletem o nosso cenário atual como a pandemia, a defesa dos territórios indígenas, questões de gênero, mulheres, LGBTI, e outros.

Guiados por trilhas de programação ou explorando por conta própria a seleção de filmes e mostras, o público poderá adentrar e conhecer a produção contemporânea de cinema indígena brasileiro e internacional.

O festival conta com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) e Governo de Pernambuco. 

A programação do festival se divide nas mostras Abya Yala – Cinema Indígena na América Latina, a Mostra de Clipes Indígenas Porahei, além da Mostra Oficial, com exibição de produções indígenas contemporâneas de diferentes países. O público vai poder experimentar seis diferentes trilhas de programação - a cada semana, um dos programas será destacado, com debates e comentários sobre os filmes. A Mostra oficial é compostas por 26 longas e curtas nacionais e internacionais filmes.

Festival apresentará primeira edição online

Uma grande novidade dessa edição é a Aldeia Lab, um laboratório de troca de experiências, projetos e ideias propostos por realizadores audiovisuais indígenas. Neste espaço virtual, o Cine Kurumin abre-se também para outras linguagens como fotografia, mídia de guerrilha, etc. A proposta é criar um ambiente de interação criativa em que realizadores com projetos em desenvolvimento receberão consultoria do Vídeo nas Aldeias, escola de cinema para povos indígenas com vasta e premiada produção. O período de inscrição e seleção para a Aldeia_Lab acontecerá durante o festival.

Site - https://cinekurumin.com.br

Facebook - https://www.facebook.com/cine.kurumin/ Instagram - https://www.instagram.com/cinekurumin/

Serviço

Cine Kurumim - festival de cinema indígena

20 de setembro a 20 de outubro de 2020

Disponível na plataforma Vimeo - http://bit.ly/cinekurumin2020