Estado pretende abrir diálogo para discutir volta da torcida em Pernambuco
No momento, a volta de público nos estádios foi descartada pelo Governo, mas secretário indicou que pretende colocar o assunto em pauta futuramente
Em coletiva de imprensa do Governo do Estado, nesta quarta (23), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, comentou sobre a possibilidade de reabertura parcial dos estádios de futebol para receber torcedores - nesta quinta (24), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai se reunir com os clubes para debater o tema. No momento, está descartada a volta do público nos palcos pernambucanos, mas o secretário frisou que pretende em breve abrir diálogo sobre o assunto.
“Fomos procurados e estamos dialogando para discutir quais protocolos seriam possíveis para estabelecer a volta de público em eventos pontuais, como os jogos de futebol. Mas precisamos fazer com que os planos das etapas 9, 10 e 11 sejam efetivados. A partir daí, nós vamos discutir sobre esse assunto, dialogando com a secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária, observando os dados da pandemia. Hoje, esse tipo de evento não pode ser realizado, mas, com a abertura das etapas 9 e 10, podemos analisar quando isso será possível”, afirmou.
A reunião promovida pela CBF acontecerá após o Ministério da Saúde aprovar um estudo com proposta de retorno de até 30% de torcida aos campos a partir de outubro. Estados e municípios ficariam encarregados de elaborar os protocolos sanitários necessários para receber os torcedores. Além do encontro com os representantes da Série A, a entidade máxima do futebol nacional também se reunirá com autoridades municipais e estaduais.