Saúde

Secretaria de Saúde do Paulista realiza primeiro mutirão de cirurgias ginecológicas

A meta é realizar 100 procedimentos cirúrgicos por mês e zerar a fila de espera - Caio Ladislau/ Divulgação

Nesta segunda-feira (28), 16 mulheres realizaram cirurgias ginecológicas através de um mutirão iniciado pela Secretaria de Saúde do Paulista, dentro do Programa Mais Mulher. As beneficiadas passaram por exames pré-operatórios e entregaram os encaminhamentos no lançamento do programa, no início de setembro. Na última quinta-feira (24) seis mulheres deram entrada numa clínica particular conveniada para retirada de miomas, pólipos e histerectomia (retirada do útero).

“As pacientes precisam ter um encaminhamento com um diagnóstico de um médico da rede municipal de saúde. Em seguida vai à Secretaria de Saúde com os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS para dar entrada e aguardar a nossa ligação para programar o procedimento”, explicou a diretora de Regulação da Saúde, Joana Dionísio, sobre o acesso às cirurgias ginecológicas. 

A Secretaria de Saúde do Paulista realizará outros mutirões até o final do ano. A meta é realizar 100 procedimentos cirúrgicos por mês e zerar a fila de espera. Além de mioma e pólipos, serão realizadas as cirurgias de laqueadura, suspensão de bexiga, glândula de Bartholin, cisto de ovário e períneo.

Sendo uma das contempladas com o programa, a dona de casa Roberta Maria, 52, que vinha sofrendo com pólipos endometriais estava bastante ansiosa para fazer o procedimento cirúrgico.“Fiquei feliz e dou graças a Deus por esse programa da prefeitura para fazer a minha cirurgia. Estava nervosa, mas estou me acalmando porque sei que é a cirurgia tranquila e rápida e não vai ter problema nenhum”.

Outras informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Saúde do Paulista, que fica no Centro Administrativo, na Av. Geraldo Pinho Alves (antiga Av. Brasil), número 222, em Maranguape I. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 16h. Também pelo telefone do Setor de Regulação: 9.9981.0759.