Brennand: Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes será restaurado e transferido para o Pina
Obra foi feita em 1981 e está exposta na BR 232, onde vem sofrendo com o vandalismo e falta de reparos
O Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, assinado Francisco Brennand, será restaurado e exposto em um novo local. A obra, atualmente localizada na BR 232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, vem sofrendo com falta de reparos e vandalismo. Depois de pronta, o novo endereço será a Via Mangue, no bairro do Pina, na Zona Sul da Cidade.
A iniciativa de requalificação é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com o Instituto Histórico
Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Oficina Francisco Brennand, a Polícia Militar de Pernambuco, a Concrepoxi Engenharia Ltda, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Os participantes assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e serão responsáveis pelas etapas do processo de requalificação e transferência de local.
"Esse monumento está em um local sem acesso, em avançado estado de perecimento, degradado, quebrado e com várias peças furtadas. O local onde está também não é recomendável do ponto de vista viário, uma vez que pode desviar a atenção do condutor que passa pela rodovia", explica José da Costa Soares, promotor que atua na 12ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-Cultural da Capital.
Segundo ele, esse PAC representa uma tríplice reparação. "A primeira reparação é pelo povo do Recife, que não merecia que um monumento daquela magnitude estivesse em estado de degradação. A segunda, pelos heróis da Batalha, fato histórico definidor da formação da identidade da pátria brasileira. E, por fim, uma reparação à memória de Francisco Brennand, um dos principais artistas plásticos da história de Pernambuco, que merece que todo o seu acervo tenha, por parte do poder público e da sociedade, toda a atenção e o respeito", acrescenta.
No novo endereço, o monumento, que está marcado por pixações e pelo descuido, receberá iluminação e maior vigilância. A iniciativa também surge como forma homenagear e preservar legado de Francisco Brennand, que faleceu em dezembro de 2019, aos 92 anos.
A obra foi entregue em 1981, em homenagem aos luso-brasileiros que lutaram na Batalha dos Guararapes, que ocorreu entre 1648 e 1649, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A ocasião, marcada pela tentativa do exército holandês de invadir e dominar terras da região Nordeste, é de grande importância para o país, sendo considerada marco simbólico do patriotismo brasileiro.