Tecnologia

Desafio Nova Economia seleciona seis propostas de inovação

Iniciativa da AD Diper, com coparticipação do Porto Digital, empresas privadas e instituições selecionou seis propostas para mitigar os efeitos da pandemia na economia do estado

Pierre Lucena - Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

O Desafio Nova Economia selecionou seis propostas de inovação, voltadas aos negócios afetados pela pandemia. A iniciativa da AD Diper, com coparticipação do Porto Digital, empresas privadas e instituições selecionou as propostas da startup Prepi, da plataforma de crédito EasyCrédito, da plataforma de recrutamento inteligente Recrut.AI, da Organização Não Governamental Ajude o Pequeno, da plataforma S3nd e da startup de logística e fintech Polifrete. No total, R$ 400 mil serão aportados para o desenvolvimento do projeto de todas as empresas. 

A iniciativa contou com a participação de 152 startups, empresas de tecnologia e Instituições de Ciência e Tecnologia de 16 estados do Brasil. Deste total, 11 projetos foram classificados e seis deles foram selecionados como vencedores. 

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, o projeto estimula o poder de reinvenção. “A pandemia nos impulsionou para a reinvenção e as empresas estão atentas. Estamos interessados na criação de uma rede de contatos e disseminação de ideias e projetos de qualidade que façam entregas reais à sociedade.”, destacou.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, colaborar com a retomada da economia por meio de inovação e tecnologia é uma das maiores contribuições do Porto. “As soluções selecionadas irão ajudar pequenas, médias e grandes empresas a enfrentar os desafios com mais facilidade e aproveitar as oportunidades do momento ", disse.

Das vencedoras, somente duas são pernambucanas. A Prepi, é uma startup pernambucana que oferece um conjunto de serviços de vendas online para lojistas com alta demanda por compras sociais venderem integrados ao Instagram e WhatsApp. Já a Recrut.AI é uma plataforma de recrutamento inteligente e que usa a inteligência artificial para diagnóstico de soft skills no ambiente de trabalho. 

As demais empresas são de fora de Pernambuco. A ONG Ajude o Pequeno é de Alagoas, e incentiva pequenos comerciantes do Brasil; a EasyCrédito é de Goiâina e atua na concessão de crédito; a S3nd é uma plataforma do Rio Grande do Sul, que aumenta o potencial de venda; e a Polifrete é uma startup de logística e fintech de Uberlândia. 

As empresas fomentadoras, como Grupo Moura, Grupo Cornélio Brennand, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, AkzoNobel e Indorama Ventures Polímeros terão direito ao uso e suporte dos produtos de inovação por 12 meses, tendo a oportunidade de testar essas soluções em primeira mão. A utilização vai ajudar no aprimoramento para confirmar que essas soluções resolverão os problemas apontados.