Museus da Prefeitura do Recife voltam a funcionar
MAMAM, Museu da Cidade e Murillo La Greca estão entre os equipamentos culturais que estreiam novos horários e protocolos para receber público
O Museu da Cidade, Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) e Murillo La Greca estão de portas abertas ao público a partir desta quinta-feira (1º).
Os equipamentos, geridos pela Prefeitura do Recife, reabrem as atividades presenciais em cumprimento à determinação do Plano de Convivência com a Covid-19 do Estado, após cinco meses de atendimento ao público interrompido pela pandemia.
Todos os espaços prepararam esquemas e horários de atendimento especiais, com protocolos de controle de acesso do público.
Museu da Cidade
Além do uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento, o Museu da Cidade – localizado no Bairro de São José e com acesso gratuito - receberá o público de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, nesta fase inicial de reabertura.
Já o atendimento presencial no Setor de Pesquisa será de terça à sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Em cartaz está a exposição “Cinco Pontas”, que celebra a indicação do forte a patrimônio cultural mundial da humanidade pela Unesco.
A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana.
MAMAM
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) – localizado na Rua da Aurora, 265, Boa Vista, e com acesso gratuito - volta a receber o público com horário reduzido. Neste primeiro momento de retomada, os expedientes de visitação serão de quinta a domingo, das 12h as 16h.
Para reforçar os protocolos de higiene, o museu firmou uma parceria com a Compesa para instalação de um lavabo no pátio do equipamento, além do uso de máscaras que é obrigatório.
Murillo La Greca
O La Greca – localizado na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim, e também com acesso gratuito - receberá o público de terça a sexta, das 9 às 17h, com a exposição “O Que não é Desenho?".
A mostra é focada nos desenhos produzidos por La Greca, patrono do museu, reunindo 50 trabalhos do artista pertencentes ao acervo geral, formado por mais de 1,4 mil desenhos.
A sala de exposição só pode ser visitada por, no máximo, 4 pessoas simultaneamente, para assegurar o distanciamento social que ainda se faz necessário. Visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones 33553126//3129.
Paço do Frevo
Primeiro museu público de Pernambuco a retomar atividades presenciais - desde o último dia 10 de setembro – o Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia entrada), adquiridos no site http://www.pacodofrevo.org.br/, tem entre as medidas adotadas para segurança sanitária das instalações, totens de álcool em gel à disposição do público.
O uso obrigatório de máscaras e a medição da temperatura dos visitantes na entrada, além da venda de ingressos online para acesso ao museu - que abre de quinta a domingo – também integram as medidas de segurança.