Médicos e entrevistados do livro Inspiração Saúde participam de enotrip virtual
Profissionais de saúde conheceram a produção orgânica da vinícola Domaine Bousquet
Médicos e entrevistados para o livro "Inspiração Saúde", da editora Inspiração, participaram, nesta quinta-feira (1º) de uma enotrip virtual para a Argentina, através do aplicativo Zoom. O ponto de partida foi o vinho vegano e de selo orgânico da adega mais premiadas do mundo, a Domaine Bousquet, localizada em Mendoza.
Na organização do encontro, as co-autoras do livro, Camila e Eduarda Haeckel, da editora Inspiração, receberam os convidados, pontualmente às 19h30, com a ajuda do anfitrião, o aftalmologista Álvaro Dantas representando o Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (ÍCONE). Os participantes foram escolhidos a dedo, incluindo nomes de peso da área de saúde e da sociedade pernambucana. Eles receberam em casa uma caixa de madeira rústica, que pode ser reaproveitada, contendo os ingredientes da hamonização. Duas garrafas, pote com castanhas, da Du Caju, geleia de Pimenta, da Vó Tícia, e biscoitos, da Cake & Bake.
Na abertura, o Dr. Álvaro Dantas apontou importantes avanços tecnológicos para os tratamentos em oftalmologia. A microscopia cirúrgica é uma delas e, segundo o especialista, traz conectividade imediata entre médico e paciente. “Promovendo, inclusive, uma imagem mais nítida para o cirurgião, aumentando a nossa capacidade de curar”, destacou.
Degustação
As produções da Domaine Bousquet têm vinhos classificados como orgânicos por conta do cultivo das uvas em processo livre de agrotóxicos. Já o selo vegano está relacionado à etapa de vinificação. Para evitar que a bebida ganhe características indesejadas, como ficar turva, o líquido passa por um processo de clarificação com o uso de ingredientes de origem animal. Para ser vegano, outras substâncias são utilizadas.
“Além disso, a vinícola possui características específicas de quem está a 500m de altura em comparação com o nível do mar”, explicou o sommelier Marcos Antônio, ou apenas Marcão, que conduziu a degustação da noite, detalhando as etapas de apreciação. “Essa altitude deixa o vinho ainda mais mineral e fresco”, completou o sommelier, destacando ainda que ser vegano e orgânico não interfere diretamente no sabor. O vinho é distribuído no Recife pela Grand Reserva e pode ser encontrado na loja Greenmix, no Shopping RioMar
Mas para degustar um vinho, seja ele de qual for, Marcão sugeriu respeitar etapas como ler as informações do rótulo, ficar atento à forma correta de abrir e ainda verificar a “saúde” da rolha. Os olhos são importantes para verificar o brilho da bebida. Já o nariz tem a função de perceber as características sensoriais do produto até que ele ser levado à boca, demonstrando suas características únicas.
Na degustação, os vinhos eram jovens, de safra 2018, sendo Malbec e Cabernet Sauvignon. “O Malbec é mais suave, deve ser o primeiro. Enquanto o Cabernet é mais gastronômico e pode muito bem ser harmonizado com carnes, como o carré de cordeiro, e os queijos curados”, sugeriu.
Publicações
Este é sétimo livro da Editora Inspiração, que já organizou outros dois eventos nesse formato, com mediação da sommelière Duda Figueiredo. “Nossa ideia é reunir médicos e entrevistados, tirando eles da zona de conforto e oferecendo um momento de descontração”, resumiu Camila Haeckel. Em breve haverá o lançamento oficial do livro “Inspiração Saúde”, que promete tiragem de dois mil exemplares.