Cinema

Festival Internacional de Cinema Infantil: mais de cem filmes infantis gratuitos

Filmes são gratuitos e podem ser assistidos em casa durante todo o mês de outubro

Garoto Cósmico, um dos filmes exibidos durante o festival - Foto: Divulgação/ FICI

Durante o mês de outubro, a criançada terá a opção de assistir em casa a mais de 100 filmes, séries e conteúdos para TV selecionados pelo Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Por causa da pandemia, a 18ª edição do evento será totalmente digital. Para este ano, a novidade é o lançamento de uma plataforma de streaming para a exibição de vídeos, clipes, oficinas, jogos e espetáculos de dança e teatro. Palestras também entram na programação do festival, que acontece de 9 de outubro a 2 de novembro. 

A nova plataforma contará com salas permanentes e temporárias, abertas durante o FICI. Além do conteúdo já citado, o streaming terá espaço dedicado à primeira infância, com palestras de neurocientistas sobre a formação do cérebro, aprendizado da comunicação, influência da alimentação, do sono e do exercício no desenvolvimento humano e desenvolvimento das competências sócio-emocionais. 

A ideia deste ano é levar o festival e suas produções a ainda mais lugares e pessoas, respeitando as orientações de isolamento social. “Mesmo com a grande itinerância das edições passadas, percorrendo diversas capitais de norte a sul do país, poderemos chegar com esta edição online a cidades que nunca receberam o festival. Se em 17 anos acumulamos um público de 1,8 milhão de espectadores, a escala de crescimento será exponencial a partir de agora”, pontua Carla Esmeralda, cocriadora e diretora do FICI. Desde 2003, já foram exibidos mais de 1.100 títulos, de 36 países. 



Outra novidade para esta edição é a mostra Novos Olhares, em que os filmes selecionados, em sua maioria curtas e médias metragens, contam com a participação de crianças e adolescentes, sob a orientação de professores e profissionais de cinema, na produção e realização. Um dos destaques desta categoria é a produção O outro lado do outro, de Rita de Cacia Oenning da Silva e Kurt Shaw, em que crianças de uma favela do Recife fazem um filme sobre o que imaginam ser a realidade das crianças de um condomínio de classe média, enquanto estas fazem o mesmo sobre o primeiro grupo.

Este ano, 153 filmes competiram ao  Prêmio Brasil de Cinema Infantil,  realizado pelo FICI. Desse total, 28 foram selecionados para serem votados pelo júri oficial e pelo voto popular, também pela internet.

Toda a programação é gratuita, exceto as aulas sobre direção, animação, trilha sonora, formatação de projetos e pitching. As inscrições podem ser feitas no site do festival (www.fici.com.br), onde serão exibidos os filmes. A programação pode ser conferida nas redes sociais (www.facebook.com/FICIOficialwww.instagram.com/FICIOficial).