Empreendedorismo

Google apresenta ferramentas e treinamentos durante a Semana da Pequena Empresa

Empresa espera auxiliar empreendedores na criação e no crescimento dos negócios

Google - Pixabay

As micro, pequenas e médias empresas exercem um forte papel na nossa economia e sabemos como a pandemia da COVID-19 está impactando os empreendedores. O distanciamento social transformou hábitos e muitas empresas precisaram acelerar 10 anos de avanços tecnológicos em poucos meses para poder acompanhar esse novo consumo.  

No Brasil, em uma pesquisa recente realizada pelo Google com a IPSOS, 54% das pessoas garantem que estão comprando mais em lojas on-line agora do que antes da pandemia. Além disso, 43% dos brasileiros afirmaram que não veem mais razão para comprar algo na loja física se tem a opção de comprar on-line e 51% disseram que vão comprar mais de PMEs após a pandemia. 

Já de acordo com o Sebrae, o número de pequenas empresas que estão vendendo por canais digitais continua aumentando desde o início do ano. Porém, entre os 33% dos empreendedores que ainda não vendem on-line, 12% afirmam ainda não saber como a presença digital pode se aplicar ao seu negócio.

Diante deste cenário, a internet pode gerar muitos resultados para as empresas brasileiras. Um parceiro forte e que pode impulsionar em bons resultados, é o Google.

Para o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado nesta segunda-feira (5), a multinacional inicia uma série de ações para mostrar ao pequeno empreendedor, que já está on-line ou que quer começar, que há diversas ferramentas e treinamentos gratuitos na internet que certamente o ajudarão nesse momento, 

A empresa vai realizar um treinamento do Google Academy sobre o novo comportamento do consumidor e insights para ajudar o pequeno negócio a se reinventar.

Para aqueles que precisam dar os primeiros passos nas vendas on-line, atrair clientes e ter sucesso nessa nova empreitada, o Google e a Loja Integrada lançam a Jornada Quero Vender Online, que será realizada entre os dias 6 e 8 de outubro, começando sempre às 12h. Além disso, novas datas foram abertas para mentorias de negócios nas próximas semanas e a agenda completa pode ser conferida por meio do link eventsonair.withgoogle.com/events/mentoria-google. 

O Goole também vai dar continuidade ao programa Cresça Suas Vendas com o Google que já ajudou mais de 35 mil negócios a criarem suas lojas virtuais. 

Para incentivar e auxiliar o empreendedor, também foi publicado no canal oficial no YouTube quatro vídeos tutoriais com dicas rápidas, fáceis de implementar e sobre temas relevantes para as pequenas e médias empresas enfrentarem o momento, como: Mantenha seus clientes informados; Ajuste suas campanhas de publicidade; Adapte-se ao novo comportamento dos consumidores; e gerencie seu negócio remotamente.

Ecossistema
As ações estão ligadas à uma série de novidades nos produtos da marca. Cada novo recurso permitirá que o pequeno empreendedor explore e avance nas etapas de transformação digital de seu negócio.

As empresas encontrarão a opção “Promova seu negócio” em seu perfil verificado no Google Meu Negócio e, para começar a anunciar, será necessário avançar algumas etapas rápidas, além de inserir o orçamento para que seus anúncios sejam exibidos. O Google criará a página de destino e também os anúncios, com todas as informações relevantes do perfil para alcançar o público em nossos diversos canais - Busca, YouTube, Maps e Display. Vale ressaltar que quando as informações do perfil do negócio forem atualizadas (como horário de funcionamento ou serviços), isso se refletirá automaticamente nas campanhas, sem nenhum esforço extra. O Google faz todo o trabalho e as pequenas empresas recebem o que é importante para elas: potenciais clientes ou ligações.