Tênis

Daniel Dutra vence décima Copa VRL Express de Tênis

Na decisão, o paulista de 32 anos derrotou o catarinense Eduardo Ribeiro, que na semifinal venceu João Pedro Sorgi por 2 sets a 1

Daniel Dutra Silva - Paullo Allmeida

Em torneio realizado no Recife Tênis Clube, entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, Daniel Dutra Silva sagrou-se campeão da décima Copa VRL Express de Tênis, neste domingo (4), em duelo de duas horas e cinquenta minutos.  Na decisão, o paulista de 32 anos venceu o catarinense Eduardo Ribeiro, que na semifinal venceu João Pedro Sorgi por 2 sets a 1. 

Recuperado de duas lesões por estiramento na coxa, Dutra Silva acredita que o torneio serviu para mostrar que está em forma para competições de maiores dificuldades. “Foi um jogo duro. Estas duas semanas que eu estou aqui foram jogos difíceis, duros, para testar como eu estava. Treinei bem pouco, apenas duas semanas, mas é bom sair do buraco e voltar a ganhar. No primeiro set estava tranquilo, depois saí de jogo totalmente, ele começou a acreditar que poderia ganhar, e o jogo ficou duro. Mas, ali no momento de tensão eu consegui controlar os nervos e vencer”, detalhou o campeão. 

O jogo

Daniel Dutra chegou à final sem perder um único set e fez valer o favoritismo para ficar com a premiação de R$ 4 mil. No set inicial, o quarto game foi fundamental para o paulista deslanchar para a vitória. Aproveitando as falhas de Ribeiro - que mostrava-se irritado a cada erro -, Dutra fazia boas devoluções com sua esquerda e abriu dois games de vantagem ao fazer 3/1. Sempre à frente no placar, ainda quebrou outro serviço do adversário antes de fechar o set em 6/3 e jogar a pressão para o rival.

No segundo set, Eduardo Ribeiro voltou mais atento às investidas do tenista paulista e repetiu as boas atuações que o fez chegar à decisão. Sem dar margens para erros, o catarinense fez 6/2, impondo a Dutra Silva sua primeira derrota em um set, após cinco encontros no torneio.

No último e decisivo set, Dutra Silva conseguiu controlar os nervos e fez valer seu favoritismo. Com Ribeiro voltando a demonstrar a instabilidade que o fez perder o primeiro set, o experiente tenista quebrou o serviço no quinto game com devoluções firmes nas paralelas. Mas, o troco do promissor tenista de 22 anos aconteceu no game de número oito, ao dar uma largadinha no contrapé do adversário e fazer 4/4. Sem se abalar, Dutra venceu os dois últimos games, dando números finais ao encontro. 

Jogo de exibição 

Antes da final, uma partida de duplas movimentou a quadra do Recife Tênis Clube. Em duelo equilibrado, a dupla Luciano Silva (Soró)/Gabriel Ciro bateu de virada Fernando Albuquerque/Paulo Saraiva, por 2 sets a 1. Parciais de 2/6, 6/3 e 10/8.