'Sob Pressão' homenageia profissionais da saúde em especial sobre a Covid-19
Globo exibe dois episódios especiais da série, focados na pandemia, a partir desta terça-feira
Desde que a pandemia se instaurou no Brasil, nos acostumamos a acompanhar dia após dia a atualização dos dados relacionados ao coronavírus. Por trás dos números de infectados, mortos e curados, no entanto, muitas histórias passam despercebidas. Aclamada pelo público por mostrar a cruel realidade da saúde pública no País por meio da ficção, a série “Sob Pressão” dedica uma edição especial aos profissionais de saúde que vêm lutando contra essa grave doença.
Com o subtítulo de “Plantão Covid”, os dois episódios retratam o ambiente de um hospital de campanha no pico de contágio da pandemia, com médicos e enfermeiros chegando ao limite para salvar vidas. A estreia ocorre nesta terça-feira (6), na Globo, depois de “A Força do Querer”. O episódio seguinte vai ao ar no dia 13 de outubro.
“Quando a pandemia começou, era inevitável associar essa crise sanitária mundial a um programa que fala sobre saúde. Decidimos oferecer algo que pudesse contemplar o assunto, fazendo uma homenagem aos profissionais de saúde. A gente tem visto a força e a importância deles nesse momento”, comenta Lucas Paraizo, autor da série.
A dramaturgia traça um recorte dos meses de abril e maio - segundo e terceiro mês da pandemia no Brasil. Segundo Andrucha Waddington, diretor artístico da obra, a realidade inspirou completamente a trama. “Estamos lidando com um retrato muito sólido do que aconteceu, porque houve uma pesquisa muito grande. Tudo o que envolve a temática, seja do ponto de vista humano ou o lado político, pode ser visto nos episódios”, garante.
Um hospital de campanha cenográfico, com pouco mais de mil metros quadrados, foi montado nos Estúdios Globo. As gravações no local ocorrerem em agosto, seguindo protocolos rígidos de segurança. “Para mim, a sensação foi de fazer uma temporada, porque foi muito cansativo. Além de todos cuidados e o estado de alerta permanente por causa do medo de se contaminar, teve o desafio de lidar com a instabilidade emocional desse momento”, diz a atriz Marjorie Estiano, no papel da médica Carolina.
Julio Andrade, que vive o médico Evandro, conta que foi um desafio atuar utilizando equipamentos de proteção, como máscara e face shield. “O olho no olho é o mais importante quando você contracena com alguém. A gente não teve isso. Vamos descobrir agora se funcionou, mas foi interessante fazer”, afirma. O passado do personagem interpretado pelo ator vai aparecer no especial através de um flashback, que mostrará como ele decidiu abraçar a medicina. Ravel Andrade, irmão de Julio, será o médico na juventude.
Na trama, Evandro e Carol voltam ao Rio de Janeiro após um período atuando no Interior do Brasil como voluntários. Além de Décio (Bruno Garcia), Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello), personagens já conhecidos pelo público, se juntam à equipe médica o neurocirurgião Mauro (David Junior) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues). Também há participações de Fabiula Nascimento, Marcello Melo Junior, Luellem de Castro, Marcos Caruso e outros atores. Já toda escrita, a quarta temporada de “Sob Pressão” deve estrear em 2021.