cinema

5 melhores plot twists do cinema

As reviravoltas que ninguém esperava

Divulgação

Muitas vezes as pessoas sentam para assistir a um filme e se deixam levar pelo enredo e no final são surpreendidas por uma grande reviravolta. Aqui vai uma lista de cinco filmes com os melhores plot twists de todos os tempos (com spoiler).

Sexto Sentido (1999)
O psicólogo infantil Malcolm Crowe encontra um garoto que afirma ver pessoas mortas o tempo todo. O seu casamento está em decadência e aparentemente é ignorado por todos.

O diretor, Nigth Shyamalan, usa o recurso de mostrar a verdade sem entregar o grande final. A descoberta que o psicólogo estava morto o tempo todo complementa as cenas que aparentemente não fazem sentido ao longo da narrativa.

Possuídos (1998)
Depois de presenciar a execução de um criminoso, o investigador John Hobbes, começa a acreditar que outras pessoas estão possuídas pelo mesmo demônio que o condenado.

Durante todo o longa o diretor faz com que o público acredite que o protagonista narra o filme. Mas no final é descoberto que o demônio, Azazel, explica como ele quase morreu ao perder o seu hospedeiro.

O Homem de Palha (1973)
A obra britânica fala sobre um investigador que recebe uma carta anônima sobre o desaparecimento de um rapaz e vai até a ilha investigar o ocorrido. 

Durante todo o filme, é possível perceber que os nativos da ilha estão escondendo algo do policial, mesmo tratando ele bem o tempo todo. Também há o impacto das tradições pagãs no protagonista cristão.

No final do filme, ele é queimado vivo em um grande boneco de madeira em um ritual pagão. O desaparecimento foi uma isca para o sacrifício ir até a ilha.  
 
Clube da Luta (1999)
Um homem comum e descontente com sua vida conhece em um vôo uma figura totalmente oposta a ele. A pessoa que ele gostaria de ser, um homem independente e ousado que faz o que gosta.

Com um toque do destino os dois acabam juntos lutando no estacionamento de um bar, e outros começam a se juntar a eles. Com o passar do tempo eles se tornam um clube anarquista e tudo fica perigoso.

O protagonista ao perceber que não tem mais controle sobre a bola de neve que se formou, tenta impedir o clube de explodir diversos prédios e acaba descobrindo que ele mesmo é o outro.

O alter ego dele dominava seu corpo enquanto dormia e nada do que acha que fez com seu parceiro aconteceu, foi apenas ele.

Os Infiltrados (2002)
O filme do prestigiado diretor Martin Scorsese acompanha a rotina de um policial infiltrado na máfia irlandesa e um criminoso da mesma máfia infiltrado na polícia. Os dois tentam descobrir a identidade do outro e ao mesmo tempo tentam esconder pistas da sua verdadeira identidade.

O filme é uma refilmagem da obra chinesa, Mou Gaan Dou (Conflitos Internos) e usa um recurso muito interessante para antecipar o enredo para os mais atentos.

Todos os personagens que aparecem perto de um X, sendo ele formado por dois objetos através de uma perspectiva ou apenas um desenho, morrem.