Shakira: há 25 anos, colombiana lançava o 'Pies Descalzos', seu primeiro sucesso mundial
Disco é um marco na carreira da artista colombiana: só no Brasil, vendeu 1 milhão de cópias no ano de lançamento
Shakira Isabel Mebarak precisou apenas do primeiro nome para ser uma das artistas mais conhecidas do mundo nas últimas três décadas. A colombiana de descendência árabe e espanhola ficou reconhecida após o lançamento do seu terceiro disco de estúdio, o “Pies Descalzos”. Nesta semana, o álbum de pop rock alternativo completou 25 anos. Curiosamente, o Brasil foi um dos responsáveis pelo sucesso comercial dele fora da Colômbia. Impulsionado pela popularização da música “Estoy Aquí”, o País foi responsável pelas vendas de 1,5 milhão de cópias das 5 milhões comercializadas mundialmente.
O “Pies Descalzos” acabou sendo um ponto fora da curva na carreira de Shakira até aquele momento. Com apenas 18 anos na época, ela havia lançado os discos “Magia” e “Peligro”, tendo vendas e repercussão abaixo da expectativa da Sony Music. Para a produção do álbum, a gravadora decidiu apostar apenas 100 mil dólares, esperando um retorno de 100 mil vendas - naquele contexto, no país sul-americano, seria o necessário para manter o contrato com a colombiana e continuar investindo em sua carreira.
Para construir o álbum, Shakira contou com Luis Fernando Ochoa, que a deu suporte à produção das músicas. Com 11 faixas que falam de amor, problemas sociais e o contexto político conturbado na Colômbia, a artista buscou referências na música pop latina, no rock alternativo e influências na cultura árabe, a qual foi herdada do seu pai. Embora não tenha sido a mais comercializada, a canção “Se quiere, se mata”, que fala da morte de uma jovem que faz um aborto ilegal para não se sentir julgada pela sociedade, é a mais forte da produção. A faixa é encarada como uma crítica à pressão moralista, que obriga as pessoas a tomarem medidas drásticas diante de tal situação.
Sucesso brasileiro
Por outro lado, a faixa “Estoy Aqui” se consolidou como um dos maiores sucessos da cantora. Lançada anteriormente ao próprio disco, como material de divulgação, a música é romântica com batidas e melodias aceleradas, funcionando como um trava-línguas. Imediatamente, Shakira conquistou os brasileiros, os quais a levaram ao topo da parada nacional. A canção fez tanto sucesso que ganhou uma tradução em português, trazida com mais duas faixas no nosso idioma, numa versão brasileira do disco. “Pies Descalzos” vendeu 1,5 milhão de cópias em solo brasileiro.
Na turnê que promoveu o disco entre 1996 e 1997, Shakira passou três vezes pelo País, em um total de 37 shows em apenas dois anos. Era comum que ela fizesse shows em cidades do interior dos estados do Sul e Sudeste. Os ingressos eram baratos, chegando a custar R$5, de acordo com publicações da época. Além disso, as aparições eram frequentes em programas da televisão brasileira, como em Faustão, na Globo, e em Hebe Camargo, no SBT.
Legado
O disco, comemorado nesta semana, foi o primeiro a elevar Shakira ao patamar internacional. Além de desconstruir estereótipos latinos das cantoras que conseguiam chegar ao mercado norte-americano, ela não precisou, exatamente, do País para liderar as paradas nacionais. Para avançar nos Estados Unidos, ela lançou, ainda, o “¿Dónde están los ladrones?”, em 1998, considerado um dos melhores da sua carreira. Nele, as influências árabes são mais evidentes, como na canção “Ojos Así”.
Por sugestão de sua amiga Gloria Estefan, uma das latinas de maior sucesso mundial, Shakira começou a trabalhar no Laundry Service em duplo idioma. Lá que saiu o sucesso “Whenever, Wherever”, de 2001, que a despontou para o que conhecemos hoje. Após todo esse sucesso, fica evidente o quão importante Shakira é para a música latina. Trabalhou em críticas sociais na maioria dos seus trabalhos e colaborou com artistas importantes de sua época. Com vendas estimadas em mais de 60 milhões de discos, um dos shows mais vistos na história, música para a Copa do Mundo e milhares de prêmios, a única comparação possível é a ela mesma.