Brinquedos

Reeducandos trabalham nos preparativos de praças e parques para o Dia das Crianças

Grupo atua na confecção, manutenção e conserto de brinquedos de áreas públicas, como Parque 13 de Maio e Jaqueira

Novos brinquedos devem animar a festa da criançada no dia 12 de outubro - Foto: Divulgação

Nas praças e parques do Recife, os preparativos para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, contam com um reforço especial. Reeducandos do regime aberto e do livramento condicional estão trabalhando na fabricação, manutenção e no conserto dos brinquedos espalhados pelos espaços públicos da Cidade. 

No Parque 13 de Maio e na Jaqueira, por exemplo, os reeducandos limpam, pintam e consertam gangorras, escorregos, balanços e outros brinquedos. Tudo para garantir a diversão e a segurança das crianças. Ao todo, 11 egressos do sistema prisional atendidos pelo Patronato Penitenciário trabalham nestas atividades, por meio de uma parceira com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). 

A iniciativa, segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), é uma forma de inseri-los no mercado de trabalho e afastá-los de atividades ilícitas depois de postos em liberdade. "O índice de reincidência de reeducandos que trabalham não ultrapassa 1%. Estimular essas práticas é permitir que novos  caminhos sejam traçados por essa população já tão segregada", explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.


A oportunidade, para os egressos, simboliza recomeço e novas perspectivas. “É minha fonte de renda para sustentar a família. Além disso, eu me alegro em ver uma criança de comunidade feliz usando os brinquedos que ajudei a consertar”, destaca Gilmar Barbosa da Silva, egresso há seis anos no serviço.   

Os trabalhos estão sendo feitos em oito parques e 38 praças do Recife. Além desta atividade, há reeducandos atuando na limpeza urbana. Neste setor, o número passa de 50.