Tênis

Iga Swiatek vence Sofia Kenin e conquista Roland Garros

Aos 19 anos, Swiatek se torna uma das cinco tenistas mais jovens da história a levar o troféu no saibro de Paris

Iga Swiatek - Foto: MARTIN BUREAU / AFP

A polonesa Iga Swiatek (54ª do ranking WTA) conquistou neste sábado o torneio de Roland Garros ao vencer a americana Sofia Kenin (6ª) por  6-4 e 6-1, em 1 hora e 24 minutos de jogo.

Aos 19 anos, Swiatek, que não perdeu nenhum set nesta edição da competição francesa, se torna uma das cinco tenistas mais jovens da história a levar o troféu no saibro de Paris, além de ser a primeira tenista polonesa a vencer um Grand Slam.

"Eu estava mentalmente forte, tentei jogar de forma agressiva, como nos jogos anteriores. Mas hoje eu estava muito estressada e não sei como ganhei, só queria manter o foco. Espero que a lesão dela não seja muito grave", disse Swiatek para Kenin, com as duas tenistas chorando ao fim da partida. 

 

A americana, que começou o jogo com um curativo na coxa esquerda, recebeu tratamento médico no vestiário quando perdia por 2 a 1 no segundo set. 

Swiatek iniciou a final como nas partidas anteriores, jogando com muita intensidade. Aos oito minutos ela já estava com 3 a 0 no placar. 

Kenin, 21 anos, vencedora do Aberto da Austrália em fevereiro, sabia que suas opções eram resistir à pressão e tentar fazer a adversária se sentir pressionada, o que não aconteceu ao longo da competição. E assim foi. Com um jogo misto e tentando apresentar seu tênis ofensivo, Kenin chegou ao 3-3. 

Nesse momento, Swiatek deu alguns sinais de desconcentração, com gritos e algumas bolas rebatidas com força, faceta que já havia mostrado na sexta-feira na semifinal de duplas na qual foi derrotada ao lado da americana Nicole Melichar pela chilena Alexa Guarachi e a também americana Desirae Krawczyk. 

Apresentando uma boa troca de bolas, as duas finalistas deram um bom espetáculo no fim do primeiro set, que acabou sendo vencido pela polonesa. 

Na etapa seguinte, a superioridade de Swiatek ficou mais evidente diante de Kenin que foi para o vestiário quando estava 2-1. A tenista da Polônia ficou na quadra mantendo o aquecimento na fria tarde parisiense. 

O jogo recomeçou e Swiatek conquistou quatro games consecutivos e alcançou a vitória no Grand Slam francês, o primeiro de sua carreira e na história do tênis polonês.