Educação

Alunos do 2º ano voltam às aulas presenciais com baixa adesão

Segundo o Sinepe, escolas estão escolhendo seus cronogramas para o retorno

Aula em modelo híbrido no Colégio Dom, em Olinda - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As aulas presenciais nas escolas particulares de Pernambuco voltaram, nesta terça-feira (13), para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Além deles, as turmas do 3º ano já estão autorizadas a terem aulas nas instituições de ensino desde a última sexta-feira (9), após o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o desembargador Valdir Carvalho, suspender uma liminar acatada anteriormente pelo juiz da 12ª Vara do Trabalho do Recife, Hugo Cavalcanti Melo Filho, que impedia o retorno das atividades na rede privada. 

A reportagem da Folha de Pernambuco visitou algumas instituições de ensino para verificar o processo de retomada das atividades presenciais. Na maioria das escolas, o dia foi dedicado ao chamado modelo híbrido de ensino, com aulas presenciais e online.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), nem todas as escolas voltaram, por "estarem escolhendo melhor o seu cronograma". "Cada escola está vendo a conveniência. A gente queria direito de retornar, mas isso cada escola decide. 85% das particulares só têm ensino fundamental e infantil, essas estão sem cronograma de retorno, que é extremamente necessário. Pedimos para que o governo publique o cronograma de retomada", disse.

No Colégio Dom, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a aula está sendo transmitida por vídeo para os alunos que ficaram em casa. Cerca de 11 alunos estiveram na instituição, enquanto os demais alunos estiveram assistindo à aula remotamente. 

Na turma do 3º ano, cujas aulas foram retomadas na última semana, as aulas acontecem da mesma forma. No caso dos professores que são do grupo de risco, a instituição orientou que realizem as aulas de casa. A atividade também é transmitida na sala de aula. 

De acordo com o diretor do Colégio Dom, Arnaldo Mendonça, esta semana, a adesão dos alunos presencialmente foi baixa por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, na segunda-feira (12), e do Dia dos Professores, na próxima quinta-feira (15). 

“Essa é uma semana de dois dias. O tempo de aula está sendo menor e o desgaste maior, por isso vamos ter um descanso. A gente tem uma quantidade pequena principalmente no 3º ano. Agora tem como viajar e ter aula normal, sem perder nada por conta da internet. Estamos alternando alunos ímpares e pares, têm dias na semana para vir na aula presencial. A aula, ainda assim, é transmitida para os alunos que estão em casa. Próxima semana, esperamos mais alunos, porque não tem feriado e o 1º ano já pode voltar. Isso representa 15% da educação básica já autorizado a voltar para aula presencial”, afirmou Arnaldo. 

A partir da próxima terça-feira (20), estudantes do 1º ano do ensino médio poderão retornar. O Governo de Pernambuco ainda não divulgou o cronograma para a volta das demais turmas da educação infantil e do ensino fundamental - em um decreto publicado no Diário Oficial, no último dia 6, foi ampliada a suspensão das aulas desses setores até o dia 19 de outubro.