PROGRAMA

Juventude Presente lança edital para contratação de oficineiros

Inscrições podem ser feitas a partir desta quarta e as aulas têm início no dia 19

Anúncio da nova fase do Juventude Presente foi realizado no palácio do Governo - Ashlley Melo/SEI

O Governo de Pernambuco anunciou ontem a nova fase do Programa Juventude Presente, com o lançamento de edital para contratação de oficineiros. No evento, o governador Paulo Câmara assinou o termo de contribuição técnica, científica e pedagógica com o Instituto Êxito e fez o lançamento do Projeto Alô Social com a Central Única das Favelas de Pernambuco (CUFA-PE). A cerimônia, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, teve transmissão online pelo YouTube.

O programa tem como objetivo promover a contribuição técnico-científica e pedagógica na área de empreendedorismo e inovação voltada às políticas públicas de prevenção à violência e e combate às drogas. Será beneficiada a população em situação de vulnerabilidade social e atendida pelos programas sociais da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Serão ofertadas 590 oficinas de conexão sociocultural. 

O mesmo edital beneficiará pelo menos 180 profissionais para atuar com oficinas de música, percussão, esportes, capoeira, basquete, futebol, educação e meio ambiente junto a 18 mil jovens de 12 a 29 anos do Estado.  

“Essa capacitação dá oportunidades para os nossos jovens terem uma qualificação conectada com o que está acontecendo, não apenas no nosso Estado, mas no País e no mundo. As capacitações, inclusive, dialogam com esse período de tanta dificuldade que nós estamos passando, mas que não deixamos de criar oportunidades para os nossos jovens“, disse o governador. 

No evento, os jovens e oficineiros tiveram suas falas representadas por Daniel Paixão. Morador da comunidade do Jacaré, local beneficiado pelo programa, ele recitou um cordel falando da importância do Juventude Presente na vida dos jovens, tendo a educação como principal objeto na transformação social. “Já participei de outras oficinas e elas me ajudaram a ter uma visão mais ampla daquilo que eu quero fazer no futuro. Acho que elas ajudam a planejar a vida”, disse Eduarda Rodrigues, 17 anos, jovem moradora de Olinda, que participou do evento nesta terça e pretende entrar para o projeto mais uma vez como aluna. Já o grafiteiro Manoel Mavik, 30, contou que vai se inscrever como oficineiro. “Vamos trazer para esses jovens a ideia de que é possível continuar sonhando com outras possibilidades. E isso é possível através da arte.”

“O Governo de Pernambuco conclui mais uma etapa de um grande esforço para levar aos territórios a prevenção à violência. Esforço que aprende com o Compaz, que aprende com o Governo Presente e agora inova com o Juventude Presente distribuindo por esses 59 territórios, mais de 18 mil oportunidades com arte, cultura, dança, ressignificação de trajetórias a partir do protagonismo”, cita o secretário estadual de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas, Clóvis Benevides. 

Altamiza Melo, presidente da Central Única das Favelas de Pernambuco (Cufa-PE), falou da importância da parceria com o Governo do Estado na inclusão social. "Estamos aqui para reafirmar nossa parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, onde na sexta-feira vamos estar lançando a terceira etapa do nosso projeto Mães nas Favelas, que é o Mães nas Favelas ON, onde 8 mil famílias pernambucanas vão passar a ter conectividade durante 6 meses, e assim suas famílias poderem acessar conteúdos educacionais e culturais.”

Participação 

As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (14) através desse link e as aulas têm início a partir do dia 19. Cada jovem pode participar de quantas oficinas quiser. A seleção dos oficineiros será feita a partir da análise do currículo e das propostas para as oficinas. Os selecionados precisam ter experiência comprovada e apresentar um plano de aulas. A remuneração é de R$ 52 por hora-aula. Cada oficina terá um total de 16 horas, sendo duas horas por dia e duas vezes por semana.

Territórios beneficiados

Os territórios beneficiados são considerados prioritários em ações de cidadania. São eles: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Limoeiro e Petrolina.

Cursos e capacitações

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas também firmou convênio com o Instituto Êxito de Empreendedorismo. O Êxito irá oferecer uma plataforma digital para cursos EAD de desenvolvimento pessoal, técnicas de empreendedorismo, cursos profissionalizantes e técnicos em apoio ao eixo Qualificação Profissional do Programa Juventude Presente.

Outra novidade é a parceria entre a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE). A ideia é qualificar e capacitar as mulheres do Programa Mães da Favela da Cufa, parte da estratégia Mães On. A parceria contará com técnicos do Governo de Pernambuco, entidades parceiras e conteudistas para desenvolver os cursos.