COVID-19

PCR monta Estações Itinerantes para conscientizar população sobre o novo coronavírus

Nas tendas, distribuídas em vários bairros da cidade, estão sendo entregues máscaras, kits de higiene bucal e panfletos informativos

Agente de uma das Estação Itinerante conscientizando população - Divulgação/Prefeitura do Recife

Na intenção de seguir evitando a disseminação da Covid-19, a Prefeitura do Recife realiza, até esta sexta-feira (16), uma ação para conscientizar a população sobre a doença. As Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 levam máscaras e informações sobre o novo coronavírus a oito bairros da Cidade, que soma 9.100 casos confirmados e 2.423 óbitos causados pelo vírus, segundo dados da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau).  
 
Nos locais, os agentes comunitários explicam as medidas para se prevenir da Covid-19 e de outras infecções respiratórias. Também lembram a importância da saúde bucal para controle do coronavírus e ressaltam a necessidade de se vacinar contra as demais doenças. Cerca de 600 máscaras e kits de higiene bucal, além de panfletos informativos, são entregues à população que passa pelas estações diariamente. 

Aos desinformados, os agentes apresentam o Atende em Casa, aplicativo no qual o cidadão pode avaliar sintomas e receber atendimento de profissionais da saúde de forma gratuita. 

As tendas das Estações Itinerantes estão montadas das 8h às 16h, na Praça Largo dos Coelhos, na Praça Chayene (Beberibe), no Parque Santana, na Comunidade Nova Morada (Várzea), na Vila Tamandaré (Estância), na Praça Jardim América (Ipsep), no Vasco da Gama e na Cohab. 
 
Miguel Alves, morador do bairro do Ipsep, foi proibido de entrar em um supermercado perto de sua casa por ter esquecido a máscara. Como o estabelecimento fica próximo ao local onde está sendo realizada a ação, na Praça Jardim América, recebeu uma nova e foi orientado pelos agentes sobre os riscos de não usar o equipamento. Ele reconheceu a importância do atendimento. 
 

“Acho interessante, muita gente anda sem máscara na rua, achando que o coronavírus acabou, mas nada disso teve fim ainda. Acho boa essa orientação às pessoas, mostrar os cuidados que devem ser tomados. Acaba gerando a curiosidade de quem passa, por ser perto de um local movimentado”, falou o vendedor de 34 anos.
 
Além das Estações Itinerantes de Orientação sobre a Covid, a Prefeitura do Recife continua realizando visitas às casas de pessoas dos grupos de risco. A Secretaria de Saúde do Recife já distribuiu mais de 500 mil máscaras em três meses de ações, fora os itens de proteção entregues por outras secretarias municipais.