Educação

Educação para a vida

Promover a formação intelectual e humana dos indivíduos é uma missão que vai além das relações de consumo

Vencedor na categoria Colégios Particulares, o Colégio Damas tem 122 anos de história - divulgação

Rafael Caiaffo, 12 anos, cursa o 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio Damas. Com uma desenvoltura impressionante para sua faixa etária, o estudante conta que gosta das aulas de Ciências e História, e das atividades que a escola promove para trazer à prática aquilo que se aprende na teoria dentro das salas. “O Damas é a minha primeira opção para ficar e a última para sair”, diz Rafael, traduzindo de um modo simples, mas bastante significativo, o sentimento que tem pelo colégio onde estuda desde a educação infantil.

A relação de proximidade entre o estudante e a sua escola não deixa dúvidas: educação é um ato de amor que precisa ser valorizado e defendido. Há 122 anos, completos este ano, essa tem sido a missão do Colégio Damas, uma das instituições de ensino mais sólidas de Pernambuco, vencedora desta edição do Prêmio Marcas que eu gosto na categoria Colégios Particulares. O segundo lugar é do Colégio GGE. Os colégios Boa Viagem, 2001 e a Escola Santa Emília ficaram em terceiro.

O Damas oferece desde a educação infantil até o Ensino Médio a aproximadamente 2,6 mil alunos matriculados atualmente. É uma instituição grandiosa que ocupa mais de sete hectares no coração do Recife, no bairro das Graças. Os prédios que abrigam as salas de aula e outras estruturas convivem com amplas áreas verdes e espaços de  recreação, tornando o ambiente agradável e convidativo.

Tradicional, mas em sintonia com o tempo, o Colégio Damas possui um programa de educação bilíngue com a International School. Estratégias e práticas pedagógicas novas estão sendo sempre buscadas. No ano passado, por exemplo, um grupo de educadores visitou a Finlândia para conhecer o sistema de ensino que é um dos melhores do mundo.

“A gente se inspira nos melhores, estamos sempre inovando”, diz Camila Maciel, que já foi aluna do Colégio Damas e atualmente é a gerente de Comunicação e Marketing da instituição. Assim como ela, é comum encontrar ex-alunos entre os cerca de 500 funcionários. [Veja vídeo sobre o Colégio Damas]
 

“Todos nós nos sentimos e somos educadores - desde o porteiro até o professor. Estamos inseridos neste mesmo contexto de educação”, pontua Camila. “Construímos uma marca forte no cenário educacional brasileiro, priorizando a qualidade da formação intelectual e, sobretudo, humana.

Esse é o grande diferencial de todos os colégios que fazem parte da Rede Damas Educacional”, acrescenta a irmã Marcela Sarmento, diretora-geral do Colégio Damas e presidente da mantenedora da Rede Damas Educacional.

No campo da educação, Camila explica que as relações entre clientes e empresas seguem regras diferentes. “As famílias dos nossos alunos não são clientes, são parceiros. Nós não enxergamos nossos serviços como uma relação de consumo, mas de confiança porque assumimos o compromisso de promover a formação humana e intelectual dos nossos alunos”, argumenta.

GRAU TÉCNICO
O mercado de trabalho está desafiador no Brasil. Já são mais de 13 milhões de desempregados no País, segundo última pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do IBGE. E se ainda não foi descoberto o antídoto para a crise, o tratamento e a prevenção passam pela capacitação.

Os cursos técnicos podem ser um caminho mais curto, mas não menos eficiente para o emprego. No fim do curso de manutenção e suporte a informática no Grau Técnico, Juscelio Silva, 18 anos, já conseguiu um estágio na área. “Foi mais fácil conseguir a primeira experiência profissional com o curso técnico”, conta.

O Grau Técnico, onde Juscelio estuda, é o campeão da categoria Cursos Preparatórios. Estreante no Prêmio Marcas que eu gosto, a instituição abre caminhos para milhares de pessoas através da educação. Atualmente, 42 unidades do Grau Técnico estão em operação em todas as regiões do País. Todas essas unidades têm uma Agência de Encaminhamento Profissional, onde os alunos são preparados para a inserção no mercado, a partir de parcerias com empresas. Mais de 30 mil alunos já conseguiram emprego por meio dessa intermediação.

“Temos 23 cursos em vários eixos tecnológicos, todos credenciados pelo MEC e estamos sempre lançando novos”, explica Carolina da Fonte, diretora Administrativa e Pedagógica.

Laboratórios bem equipados e uma equipe pedagógica bem preparada para atender os alunos são fundamentais, mas é preciso entender as demandas dos clientes. Foi por ouvir atenciosamente seus alunos que o Grau Técnico decidiu montar uma grade de aulas três vezes por semana. Assim, o aluno trabalha e estuda ao mesmo tempo. Sete cursos também foram formatados em um modelo híbrido de EAD (Ensino a Distância) e presencial, o que oferece maior flexibilidade. 

“Realizamos pesquisa institucional semestralmente, pelo portal do aluno, para ouvi-lo e traçar planos de melhorias”, explica Carolina, uma das fundadoras da rede de franquias Grau Técnico, junto com seus irmãos Cristiana e Ruy Porto Carreiro. Em breve, os irmãos pretendem lançar uma faculdade e um colégio.