Exposição virtual reúne obras de Fayga Ostrower
IAC e Galeria Capibaribe realizam mostra em homenagem aos 100 anos da artista
O centenário de Fayga Ostrower, artista visual polonesa radicada no Brasil, é celebrado em 2020. A exposição virtual “Fayga Ostrower: Interfaces”, produzida pelo Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e o Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem início na próxima segunda-feira (19).
O público terá a oportunidade de conhecer um conjunto de gravuras assinado pela artista, recentemente doado por seus herdeiros à UFPE. A abertura da mostra será com uma live transmitida pelo canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade, a partir das 14h. O evento virtual terá a presença da filha de Fayga, Noni Ostower.
A coleção poderá ser vista até até o dia 10 de novembro, através dos perfis do Instagram do IAC (@iacbenfica) e da Galeria Capibaribe (@galeriacapibaribe). São 44 peças, sendo 41 obras impressas e 3 matrizes de madeira. As criações dão uma mostra da fase abstrata de Fayga, reunindo técnicas como aquarela, serigrafia, litografia e calcogravura.
Além da exposição, será realizado um minicurso, também a partir desta segunda-feira, abordando o campo das artes e práticas poéticas a partir da leitura dirigida do livro “Criatividade e Processos de Criação”, de Fayga Ostrower. A atividade é conduzida pelos professores Luciana Borre, Ana Lisboa e Wilson Chiarelli, com participação dos alunos envolvidos no projeto. Mais informações através do e-mail: faygainterfaces.contato@gmail.com.