Enem

Folha disponibiliza conteúdo gratuito para o Enem

Parceria entre veículo e SAS Plataforma de Educação proporciona acesso a aulas, simulados e dicas visando reta final de preparação para a prova

Objetivo do projeto é aproximar estudantes da realidade da prova, programada para janeiro - Canva

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças consideráveis na rotina dos alunos da educação básica. Principalmente para aqueles que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando uma oportunidade nas universidades públicas estaduais e federais do País. Com a paralisação das atividades presenciais em escolas públicas e privadas no Brasil, em março, os 5,8 milhões de inscritos tiveram que se adaptar ao ensino remoto. No intuito de ajudar os alunos a ter ainda mais acesso a conteúdos de qualidade, a Folha de Pernambuco, em parceria com o SAS Plataforma de Educação, lançou um espaço no Portal FolhaPE onde disponibilizará, duas vezes na semana, aulas, simulados e dicas para os jovens se prepararem para o exame que será realizado em janeiro. 

"A gente sente e sabe a importância de disponibilizar esses conteúdos no meio digital para os alunos que estão afastados das aulas presenciais. A ideia da Folha é munir desse conhecimento para que os estudantes possam realizar o exame do Enem com mais clareza e maior acesso à informação possível", declarou Tânia Campos, gerente de projetos especiais da Folha de Pernambuco.

Serão desenvolvidos conteúdos através de exercícios com o objetivo de abranger todas as competências e habilidades da matriz do Enem, deixando o aluno o mais próximo da realidade da prova. Até dezembro, serão disponibilizados 17 fascículos, que já começam a ser publicados nesta terça-feira (20), na página voltada para o exame. O acesso é gratuito. 

"O projeto foi pensado para facilitar a vida do estudante nesta reta final. São desenvolvidos conteúdos através de exercícios, onde os alunos vão descobrir uma forma de se aproximar do exame. Além das 120 habilidades, assuntos recorrentes como porcentagem, regra de 3, juro simples, problemas de meio ambiente, autores da língua portuguesa, e bem como as transformações do mundo do trabalho também serão mostrados. Para aquelas questões que os alunos não têm condições de responder, porque não sabem o conteúdo, a gente disponibilizará videoaulas de todas elas em cada um desses 17 fascículos", explicou Ademar Caledônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.

Publicados às segundas e quintas-feiras, os fascículos contarão com 18 questões cada, divididas entre as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e videoaulas com a correção do material. A produção do caderno é feita com base no Raio X do Enem, uma pesquisa realizada há 11 anos pelo SAS, na qual aponta os assuntos que mais caem no exame. A ideia é guiar os alunos e professores em sua jornada preparatória. 

SAS Plataforma de Educação

De Fortaleza, no Ceará, o SAS é uma Plataforma de Educação que, há 16 anos, oferece soluções educacionais de excelência, de forma completa e integrada, para mais de 860 escolas parceiras em todo o Brasil. As instituições conveniadas contam com materiais didáticos atualizados; tecnologia educacional engajadora; avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos; formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento personalizado por uma equipe própria de consultores pedagógicos. 

Confira as datas do Enem:

Tradicional: 17 e 14 de janeiro de 2021
Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
Reaplicação do exame: 24 e 15 de fevereiro de 2021
Resultados: 29 de março de 2021