Sociedade

TV Alepe vai divulgar conteúdo informativo sobre os serviços do Poder Judiciário

Parceria entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o TJPE pretende explicar a Justiça de forma acessível e didática

Acordo foi firmado ontem com a presença de Fernando Cerqueira, Eriberto Medeiros e Clodoaldo Magalhães - Marcos Henrique/Divulgação

A TV da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fechou uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e vai veicular a programação do Poder Judiciário. Firmado ontem, o acordo tem o objetivo de fazer o cidadão se aproximar do Poder Judiciário, conhecendo os serviços e tendo um acesso mais fácil.

O TJPE vai produzir conteúdos sobre os seus serviços, apresentando a sua estrutura e mostrando como funciona uma vara da família, desmistificando o procedimento de adoção, ensinando como ocorre o processo de acolhimento de uma criança cujo pai ou cuja mãe não tenha condições de criar, o trabalho de conciliação, entre outros. Com programação híbrida, os conteúdos vão mesclar vídeos didáticos e entrevistas com magistrados, sempre com o propósito de ensinar à população como ela pode ter acesso aos serviços.

Segundo o desembargador Fernando Cerqueira, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Poder Judiciário e o Poder Legislativo têm a obrigação permanente com a população de mostrar o trabalho que é realizado. “Com esse convênio, nós, do Poder Judiciário, vamos demonstrar os trabalhos que executamos para a população”, declarou Fernando Cerqueira. “Muitos não conhecem como funciona uma mediação, uma conciliação, uma separação judicial. Além de ser uma demonstração do que fazemos, é uma prestação de contas dos nossos serviços”, emendou o presidente.

Com convênios firmados com o Governo de Pernambuco, prefeituras do Recife e do Cabo, Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE), Canal Futura, Fundação Roberto Marinho e outras instituições, a Alepe prova, com mais uma parceria, que está a serviço da sociedade pernambucana. “Acredito que dessa forma estamos levando mais dignidade para a população. Dessa vez, estaremos levando para o conhecimento das pessoas os trabalhos realizados pelo Judiciário”, destacou Eriberto Medeiros, presidente da Alepe.

Já para o deputado Clodoaldo Magalhães, primeiro-secretário da Alepe, a parceria é um exemplo de cidadania. “Leva informação sobre o judiciário, mas leva principalmente cidadania para as pessoas. O importante é fazer o cidadão conhecer os serviços jurisdicionais e saber que muitos deles são gratuitos. E além de conhecê-los, é fundamental que eles saibam como acessar esses serviços, e é isso que essa parceria vai tornar possível”, concluiu.