A partir de segunda (26), 23 municípios do Agreste e do Sertão poderão ampliar serviços
A partir da próxima segunda-feira (26), as Gerências Regionais de Saúde (Geres) IX e X, respectivamente com sedes em Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, vão ter permissão para abertura de parques de diversões, temáticos e similares.
Essas regiões, que reúnem 23 municípios do Sertão, ingressam na Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19. A fase permite ainda uma ampliação da capacidade do setor de eventos, que poderá funcionar com 50% da capacidade ou, no máximo, 300 pessoas.
O anúncio foi feito pelo Governo do Estado em coletiva remota realizada na tarde desta quinta-feira (22). Com o avanço das duas Geres, todo o estado de Pernambuco se encontra na mesma etapa do Plano de Convivência.
A partir do dia 3 de novembro, a expectativa do governo é que o Estado ingresse na Etapa 11, chegando ao que é chamado de “novo normal”, com todas as atividades econômicas autorizadas a funcionar, mas respeitando protocolos gerais e específicos na sua atuação.
Nesta fase 10, os parques de diversões poderão funcionar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Será obrigatória também a higienização de todos os equipamentos após a utilização.
A Etapa 10 tem também como novidade a ampliação da capacidade de lotação para 50% em cinemas e teatros. Fica autorizada a venda e o consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cidades autorizadas.
Para os eventos corporativos, culturais e sociais, a capacidade foi aumentada para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Apesar do aumento, o limite de horário permanece o mesmo, das 6h até a meia-noite.
Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento de cada setor, já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, os avanços representam os números favoráveis da pandemia em Pernambuco, com redução de casos e mortes.
“Estamos entrando da 43ª semana epidemiológica e os números se mantem em queda e podemos validar o avanço para a Etapa 10 das geres de Ouricuri e Afogados da Ingazeira. Estamos conseguindo implantar o plano, com protocolos gerias e específicos, dando possibilidade de voltar, gerar renda, mas com cuidado, para evitar a proliferação do coronavírus”, disse.
Schwambach aponta também que o Estado deve ingressar no próximo mês a “Fase Azul”, chamada de “Novo Normal”. “Essa é a fase onde todos as atividades econômicas estão permitidas a funcionar, mas com protocolos seguidos a risca. Nesse novo normal, vamos continuar a dialogar com setores produtivos e fazendo ajustes nas cargas, como capacidade, horário, mas sempre de acordo com dados da pandemia”, destacou.
O secretário Estadual de Saúde, André Longo, afirmou que apesar dos indicadores favoráveis, é importante o respeito aos protocolos. “Os bons indicadores não nos permitem abrir mão dos protocolos, do distanciamento, do uso de máscara, a doença não acabou, o vírus continua entre nós”, contou.