Técnica da seleção, Pia Sundhage expressa 'brasilidade' ao dançar Raça Negra
Treinadora sueca aproveitou o momento de descontração ao lado da auxiliar técnica e conterrânea Lillie Persson
A Seleção Brasileira feminina de futebol encerrou, nessa terça (27), mais um período de treino em preparação aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para 2021. Mas para quem achou que na programação a sueca Pia Sundhage deixaria escapar o clima descontraído encontrado em Portimão, Portugal, a treinadora mostrou mais uma vez a habilidade que tem com os pés. Desta vez, ao lado da auxiliar técnica e conterrânea Lillie Persson, ao som de "Cheia de Manias", do grupo Raça Negra.
Esta não é a primeira vez que Pia demonstra apreço e identificação com a cultura musical brasileira. No final do mês de setembro, a técnica apareceu nas redes sociais cantando e tocando, no violão, a música Anunciação, do pernambucano Alceu Valença. Segundo ela conta no vídeo, num certo dia na concentração da canarinho a canção começou a ser tocada e apenas ela e Lillie não a conheciam.
Foi então que Pia percebeu a força da música para o grupo e resolveu fazer uma brincadeira, trocando a frase "tu vens", do refrão de Alceu, por "set piece", termo em inglês para jogada ensaiada nas bolas paradas.
"(Quando eu vi Lillie cantarolando um trecho da música mesmo sem saber cantar) eu soube que essa era nossa canção! Não apenas isso. Uma coisa que é importante para nós são as jogadas de bola parada, então cantamos", disse
O Brasil passou pouco mais de uma semana em Portugal, sendo esta a terceira convocação da seleção em preparação aos Jogos de Tóquio. Ao todo, entre caras novas e peças experientes, 21 atletas foram chamadas - todas com atuação nos EUA, China e países da europa, seguindo o regimento adotado pela Data Fifa para evitar deslocamentos durante a pandemia.