Teatro

Poeta pernambucano Solano Trindade inspira espetáculo online

Peça teatral 'Negra Palavra - Solano Trindade', da Companhia de Teatro Íntimo, do Rio de Janeiro, foi adaptada ao formato digital

Dramaturgia é baseada nas poesias de Solano Trindade - Divulgação

O poeta pernambucano Solano Trindade (1908-1974) ganha homenagem através do espetáculo “Negra Palavra - Solano Trindade”. A peça teatral, realizada pelos grupos cariocas Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo, pode ser vista neste sábado (31), às 16h, através da plataforma Sympla.

Após realizar três temporadas de sucesso em teatros do Rio de Janeiro, a obra foi adaptada ao formato online, com exibição ao vivo.­ Com direção geral de Orlando Caldeira e Renato Farias, a peça traz 11 atores em cena, cada um de sua casa. 

A inspiração vem da vida e da obra de Solano, poeta negro, ativista político, ator de cinema, artista plástico, pesquisador de culturas populares e homem de teatro, conhecido como “O Poeta do Povo”. As poesias do homenageado serviram de base para Renata Farias criar a dramaturgia da montagem. 

O elenco traz em cena os atores Adriano Torres, André Américo, Breno Ferreira, Drayson Menezzes, Eudes Veloso, Jorge Oliveira, Leandro Cunha, Lucas Sampaio, Orlando Caldeira, Rodrigo Átila e Thiago Hypólito.