TI Afogados operará como integração temporal a partir deste sábado, 31
Mudança no terminal integrado ocorre no sentido ônibus-metrô e exige o uso do cartão VEM
O Terminal Integrado Afogados passa a operar, a partir deste sábado (31), na modalidade de integração temporal. Os passageiros das linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados serão diretamente impactados com esta alteração. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a integração temporal auxilia no planejamento da operação ao identificar a origem e o destino dos usuários, além de permitir que o passageiro utilize os dois modais (ônibus x ônibus ou ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas.
A princípio, a primeira fase da nova operação acontece para quem desembarca dos coletivos e deseja ter acesso ao metrô. Neste sentido, é preciso passar o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) de qualquer modalidade na catraca da Estação Afogados, sem ser debitada uma nova tarifa. No sentido metrô/ônibus, o acesso aos coletivos ainda acontece pelas do meio e/ou traseiras, sem data prevista para adoção total da modalidade temporal.
O TI Afogados é o 10º terminal a operar por meio da integração temporal. O objetivo é que, de forma gradual, todos os 26 TIs da RMR operem desta forma. Para o Grande Recife, a implantação da integração temporal no terminal faz parte do processo de universalização da bilhetagem antecipada que agiliza o embarque e ajuda no planejamento da operação, além de diminuir a entrada irregular de passageiros no sistema. A integração temporal não é possível com o pagamento realizado em dinheiro, apenas cartão de passagens.
Para facilitar o embarque, cartões VEM Comum já estão sendo distribuídos de forma gratuita por uma equipe que se encontra entre o TI e a Estação do Metrô. Para adquiri-los, mediante cadastro, basta apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF, e conste o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. É possível efetuar a recarga do VEM nas máquinas POS (sem a cobrança da taxa) com os funcionários que estarão presentes nas próximas semanas, de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h e aos sábados, das 6h às 12h.
A divulgação da novidade é feita por cartazes nas linhas e por orientadores no TI Afogados. Caso o passageiro tenha uma segunda passagem descontada antes do período de duas horas, o mesmo deve acionar a Urbana-PE através do telefone 31257858, informando o dia e horário do ocorrido, a numeração do VEM e/ou CPF para ter o valor restituído no cartão de passagens.
Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158), de domingo a domingo, das 7h às 19h. Há, também, um WhatsApp exclusivo para reclamações: 99488.3999.