Pernambuco anuncia quatro novas Escolas Técnicas Estaduais e alcança a marca de 50 em todo o Estado
O processo seletivo para ocupar as vagas ofertadas pelas ETEs começa nesta quinta-feira. Há cursos novos, nas áreas de Saúde, Artes e Comunicação
Pernambuco vai ganhar quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e vai atingir marca de 50 escolas do tipo no Estado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (04), por meio de uma cerimônia virtual, que contou com a presença do governador Paulo Câmara, os secretários Fred Amancio, de Educação e Esportes, e Gilberto Freyre Neto, da pasta de Cultura, e do deputado federal Danilo Cabral.
A ETE Chico Science, no bairro de Rio Doce, em Olinda, está com as obras em processo de finalização. Já as ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, no Recife, a ETE Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, também no Recife, e a ETE Nelson Barbalho, em Maurício de Nassau, Caruaru, já existiam e se transformaram em escolas que vão ofertar cursos técnicos. Alguns dos cursos, inclusive, serão ofertados pela primeira vez, são eles os cursos técnicos de Fármacia; Artes Visuais; Teatro; Produção em Áudio e Vídeo; e Rádio, TV e Internet.
Para o governador Paulo Câmara, a Educação é o elemento transformador na vida dos milhares de estudantes de Pernambuco, e a ampliação do ensino técnico caminha junto com as demandas crescentes no Estado. "Acredito que estamos no caminho certo para a educação dos nossos jovens. Nossa política de educação em tempo integral, com escolas de referência e agora com a expansão do ensino técnico ainda no Ensino Médio será importante para que o aluno já saia preparado para o mercado de trabalho", afirmou o gestor estadual.
Alinhado ao governador, o deputado federal Danilo Cabral, acredita que o anúncio dessas escolas vai além de entregar os equipamentos para a população, mas que dá sequência a uma política estadual que aposta na educação como valor central. "A educação é um valor central e estratégico para o desenvolvimento do Estado. É possível transformar a vida das pessoas ofertando uma educação pública de qualidade.
Os cursos novos ofertados pela Rede Estadual foram implementados para atender a uma demanda crescente, conforme explicou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio. "O curso de teatro não foi colocado na ETE Alfredo Freyre por acaso. O bairro de Água Fria, onde a escola está localizada, tem grande força cultural e deve fortalecer esse campo", declarou Fred. O secretário disse ainda que incluir cursos culturais e profissionalizar os estudantes nessa área é uma forma de fortalecer essa cadeia no Estado.
Também presente na cerimônia, o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, colocou a pasta a disposição para dar todo o surpote aos cursos do universo artístico, mas também aos cursos de comunicação. "Cultura e Educação são setores que caminham juntos. É de extremo valor esse investimento educacional em nosso setor", disse Gilberto.
Uma outra novidade, anunciada para 2021, foi a oferta do curso de eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, no Agreste Central. A oferta do curso é em parceria com a Yazaki, multinacional japonesa com fábrica em construção no município. O objetivo é gerar mão de obra para atender a demanda da região, que deve ser estimulada com a chegada da empresa.
Já no Sertão do Araripe, a ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, passará a ofertar o curso de Sistemas de Energias Renováveis, em alta devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento na região. A implantação deste novo curso foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú - Educação e Trabalho.
O processo seletivo para ocupar as vagas oferecidas pela Rede Estadual iniciam nesta quinta-feira (05) e já incluem os cursos inétidos. Os estudantes terão até o dia 16 de novembro para efetuarem a inscrição, que deverá ser realizada exclusivamente pelo site www.educacao.pe.gov.br. As provas serão remotas e vão acontecer de 17 a 27 de novembro, conforme for agendado no ato da inscrição. Os resultados serão divulgados no dia 04 de dezembro, e os aprovados terão de 09 a 12 de dezembro para realizarem a matrícula.