Série B

Náutico tem o seu 2º pior desempenho em casa na era dos pontos corridos

Timbu não vence há quatro jogos nos Aflitos e busca se recuperar nesta sexta-feira (6) contra o Avaí

Lances de Náutico x Chapecoense - Caio Falcão/CNC/Divulgação

Após um duro golpe no fechamento do 1º turno da Série B, quando entrou pela primeira vez na zona de rebaixamento, o Náutico volta aos Aflitos na próxima sexta-feira (6) para enfrentar o Avaí. É a chance do Timbu começar a se redimir, após o desempenho que deixou a desejar nas nove partidas disputadas dentro de casa. As boas campanhas dos alvirrubros na era de pontos corridos da Série B sempre contaram com o trunfo do mando de campo.

Na atual edição da Segundona, o Náutico acumulou 11 dos 27 pontos possíveis. O aproveitamento é de 40,74%, o terceiro pior entre os integrantes da Segundona, ao lado de Figueirense e Cruzeiro. Os números são inferiores às participações anteriores do time da Rosa e Silva, em exceção a 2017, quando foi rebaixado. Naquele ano, no entanto, os alvirrubros somaram 7 pontos em casa, ou seja, apenas quatro menos em relação à temporada de 2020.

Nas demais edições em que esteve presente, o Timbu jamais engatou uma sequência negativa de três jogos como mandante no 1º turno, o que já ocorreu duas vezes neste ano. A mais recente é justamente agora. Os alvirrubros não fazem o dever de casa desde o triunfo contra o Botafogo/SP, por 3x1, em jogo válido pela 9ª rodada. De lá pra cá, foram dois empates e duas derrotas, com dois gols anotados.

O goleiro Jefferson reconhece o desempenho decepcionante em contraste com a campanha do acesso à Série B, quando apresentou 75% de aproveitamento no reduto alvirrubro. “ Em relação aos jogos em casa, a gente sabe que está devendo. Até o ano passado, fizemos uma campanha muito boa em casa, muito forte. Posso dizer também que o fator torcida (a ausência dela) atrapalha um pouco, mas o momento que vivemos no cenário do futebol é esse. Creio que é mais da nossa parte, concentrar um pouco mais para retomar o caminho das vitórias e dar uma sequência boa em casa", afirmou. 

Campanhas do Náutico nos jogos em casa do 1º turno da Série B (era dos pontos corridos)

2006: 7V, 1E e 1D (81% de aproveitamento)

2010:  5V e 4E;  (70% de aproveitamento)

2011: 7V e 2E (85% de aproveitamento)

2014: 6V e 3D (66% de aproveitamento)

2015: 7V e 2E (85% de aproveitamento)

2016: 7V, 1E e 1D (81% de aproveitamento)

2017: 4E e 5D (14% de aproveitamento)

2020: 2V, 5E e 2D (40% de aproveitamento)