Lista final de indicados ao Jabuti tem Chico Buarque, Krenak e Itamar Vieira Jr.
Entre as crônicas, foram eliminados dois dos competidores mais conhecidos, Luiz Antonio Simas e Martinho da Vila
O Jabuti divulgou nesta quinta-feira a lista final de indicados ao prêmio desse ano, reduzindo os finalistas de dez para cinco nomes.
Na categoria de romances literários, competem Chico Buarque, por "Essa Gente", Itamar Vieira Junior, por "Torto Arado", Adriana Lisboa, por "Todos os Santos", Maria Valéria Rezende, por "Carta à Rainha Louca" e Paulo Scott, por "Marrom e Amarelo". O único livro que não pertence ao grupo Companhia das Letras é o de Vieira, publicado pela Todavia.
Entre as crônicas, foram eliminados dois dos competidores mais conhecidos, Luiz Antonio Simas e Martinho da Vila. Nélida Piñon segue indicada por "Uma Furtiva Lágrima".
No campo da não ficção, há finalistas de vulto como o líder indígena Ailton Krenak, as historiadoras Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling, com seu "Dicionário da República", e Djamila Ribeiro, colunista do jornal Folha de S. Paulo.
Também colunista, Ruy Castro compete entre as biografias contra nomes como Laurentino Gomes e Jotabê Medeiros. O jornalista de ciência Reinaldo José Lopes segue indicado por "Darwin sem Frescura", escrito em parceria com o biólogo e youtuber Pirula, enfrentando autores como Marcelo Gleiser e José Eli da Veiga .
Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 26. A lista completa de indicados está no site oficial do evento.