Cais do Sertão promove live sobre corpo e ancestralidade com o Centro Quilombo Catucá
Instituição de Camaragibe tem o objetivo de preservar a ancestralidade dos povos africanos e indígenas
O Cais do Sertão, em uma agenda de interlocução com outras instituições culturais de Pernambuco, vai promover um encontro virtual com o Centro Cultural Quilombo de Catucá, de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A conversa vai ocorrer dentro do programa semanal “Papo de Museu”, com a coordenadora do centro, Moabia Ferreira dos Anjos, em uma live transmitida no Instagram do Cais do Sertão (@caisdosertao) às 15h.
O papo será mediado pelo músico-educador do museu, Diogo do Monte, que abordará um debate em torno da história e cultura afro-brasileira. “Esta transmissão ao vivo surge como oportunidade também para esmiuçar o corpo e a ancestralidade. A roda de coco é considerada instrumento de memória e educação pretagógica, ou seja, exalta outras formas de aprendizados e contribuições educativas, tanto comunitária quanto institucional. O corpo torna-se ferramenta de reflexão e troca de saberes no diálogo, cultura e educação”, explica Moabia.
O Centro Cultural Quilombo de Catucá funciona há sete anos no bairro de Viana, em Camaragibe, criado pela ialorixá mãe Flávia de Iansã. Hoje, a instituição é mantida sob liderança de Elaine Albuquerque e Deybson Henrique, com o objetivo de preservar amemória e ancestralidade dos povos africanos e indígenas, promovendo atividades identitárias e culturais na comunidade.
SERVIÇO
Papo de Museu com o Centro Cultural Quilombo de Catucá
Quando: quarta-feira, 11 de novembro
horário: 15h
Onde: ao vivo no Instagram @caisdosertao