Caetano Veloso e Paul Preciado são convidados de mesa extra da Flip
Cantor brasileiro e filósofo espanhol se somam aos 19 autores já divulgados pela festa literária
A Flip anunciou a realização de uma mesa com dois autores que não haviam sido divulgados na lista completa de convidados, na última sexta -e são dois dos nomes de maior destaque do evento.
O músico Caetano Veloso, que lançou há dois meses o documentário "Narciso em Férias" pela Globoplay e o livro homônimo pela Companhia das Letras, participará de um debate na festa literária ao lado do filósofo espanhol Paul B. Preciado, que publicou a coletânea de ensaios "Um Apartamento em Urano" pela Zahar.
Tanto o filme quanto o livro de Caetano jogam luz nos meses de prisão política do cantor, após a decretação do AI-5 pela ditadura militar. Ele narra em detalhes sua experiência dos acontecimentos, que já havia exposto na autobiografia "Verdade Tropical" -o livro que chegou às lojas há pouco é um capítulo destacado daquela obra.
Já Preciado é um dos principais filósofos da atualidade a se debruçar sobre gênero e sexualidade. Nas crônicas compiladas em "Um Apartamento em Urano", escritas de 2010 a 2018, ele reflete sobre as transições políticas da sociedade enquanto vivencia sua própria transição para o gênero masculino.
A organização da Flip diz que a aproximação entre os dois se dá pelo "rompimento de paradigmas". "Enquanto Caetano foi definido, nos arquivos da ditadura militar, como 'desvirilizante', Paul se reconhece hoje como 'dissidente do sistema sexo-gênero'."
O evento literário acontece, este ano, de forma totalmente virtual, com mesas gratuitas e de acesso ilimitado, entre os dias 3 e 6 de dezembro. Não haverá a figura tradicional do autor homenageado.
Com as duas novas confirmações, a lista de convidados sobe para 21 autores, incluindo a britânica Bernardine Evaristo, que fará a palestra de abertura, a colombiana Pilar Quintana, os americanos Eileen Myles e Jonathan Safran Foer e os brasileiros Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Ana Paula Maia.