Solidariedade

Hospital das Clínicas da UFPE e Hemope promovem campanha para doação de sangue

A ação, com objetivo de aumentar o estoque de sangue em Pernambuco, ocorre nesta quinta (12) e sexta-feira (13)

A ação faz parte do recém-lançado Programa Pró-Sangue do HC - Divulgação

Nas próximas quinta- feira (12)  e sexta-feira (13), o Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, em parceria com a Fundação de Hematologia de Pernambuco (Hemope), promove campanha de doação de sangue. A ação será realizada na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC (próximo à portaria 4), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Os interessantes podem fazer agendamento através do e-mail  prosanguehcufpe@gmail.com, ou comparecer sem marcar. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.

A assistente social do Hospital das Clínicas, Marcelle Nogueira, fala da importância da ação para aumentar o estoque de sangue em Pernambuco “A pandemia e as consequentes medidas de afastamento social, para enfrentamento da covid-19, levaram a uma diminuição da captação de doações, aumentando a dificuldade dos hemocentros em manter os estoques de sangue em níveis seguros”, explica.

A ação faz parte do recém-lançado Programa Pró-Sangue do HC, que atuará em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. “O objetivo principal do programa, é assegurar o estoque seguro de hemocomponentes, a fim de responder às demandas de transfusão de sangue eletiva e de urgência do hospital. Queremos garantir aos usuários do hospital, a continuidade do pronto atendimento, assistência segura e a garantia de terapêutica realizada através do sangue”, ressalta Marcelle. 


Critérios de doação

O doador precisa estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Também não pode ter tido gripe, resfriado ou covid-19 nos últimos 30 dias.  

No propósito de evitar aglomeração, o Hemope não está captando sangue de menores de 18 anos, pois eles precisam da presença de um dos responsáveis no ato da doação. Entre 60 e 69 anos, é importante salientar que a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60 anos. 

De acordo com as instituições, a doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.