Audiovisual

Edição 2020 do Cinecipó será online e gratuita

Festival de filme insurgente acontece entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro

Festival Cinecipó será em versão online em 2020 - Reprodução/Instagram

Apreciar a diferença por meio da pluralidade e diversidade, esse é o propósito do Festival Cinecipó, que no decorrer de um mês – entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro – apresenta  filmes insurgentes. Nesta edição, o evento antes limitado à Serra do Cipó e Belo Horizonte (MG), estreia com programação exclusivamente online. 

Pelo menos 60 filmes, oficinas e palestras integram a programação que pode ser acessada gratuitamente no site www.cinecipo.com.br. Quatro programas semanais – Derivas, Vigílias, Retomadas e Sonhos, compostos por curtas e longas, trazem questões de gênero, LGBTQI+ e raciais. Questões ambientais, ditadura civil-militar, ocupações rurais e urbanas, entre outras temáticas, também perfazem o festival.

 

Com Daniela Pimentel de Souza e Cardes Monção Amâncio como idealizadores, o Cinecipó – Festival do Filme Insurgente teve sua primeira edição em 2011 com a proposta de realizar quatro dias de cinema ao ar livre, na praça e de graça, levando ao público filmes que não têm espaço na mídia convencional. 

Até 2015 o festival foi realizado na Serra do Cipó, Lapinha e Santana do Riacho, em Minas Gerais. Mas mostras também já foram realizadas, por exemplo, em Pernambuco.

Além dos filmes, o festival também oferece oficinas e workshops nas áreas de cinema, artes plásticas e música voltadas para a questão da sustentabilidade.

Serviço
9ª edição do Festival Cinecipó
De 30 de novembro a 28 de dezembro, no site www.cinecipo.com.br
Acesso gratuito