Saúde

Com baixa procura, drive-thru para vacina contra poliomielite termina nesta quinta (12) no Recife

Cobertura, hoje em 55%, está longe da meta de imunizar 95% do público-alvo. Doses continuarão disponíveis nos 140 postos de saúde da Capital.

Vacina contra poliomielite é indicada para crianças de um a menos de 5 anos - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Com uma procura muito abaixo do esperado, termina nesta quinta-feira (12) a imunização contra poliomielite por drive-thru, no Recife. A cobertura está longe da meta de 95% estipulada pelas autoridades sanitárias e, por isso, a vacina continuará sendo disponibilizada nos 140 postos da Capital.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até agora, apenas 55,3% do público-alvo - crianças de um a menos de cinco anos - foram imunizados.

“Já estamos com mais de um mês de campanha, desde 5 de outubro, e a gente está com uma cobertura tão baixa. A campanha já foi prorrogada e a gente ainda não atingiu a meta”, afirma a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), Elizabeth Azoubel.

Conhecida como paralisia infantil, a doença viral pode manifestar sintomas leves, como tosse, mal-estar e febre, e, nos casos graves, compromete a musculatura e a coordenação motora.

“É preocupante [a baixa procura] porque ainda existem países com casos de poliomielite, o que é uma ameaça para que a doença volte, principalmente se não mantivermos as coberturas altas”, diz Azoubel. Segundo ela, o Ministério da Saúde repassou, no início da campanha, mais de 81 mil doses de vacina contra pólio.

Posto de vacinação contra pólio, na avenida Agamenon Magalhães, no Recife (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

No posto de imunização por drive-thru, montado na avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro, a movimentação neste último dia de serviço, disponível até 16h, estava muito tranquila. A dona de casa Kimbely Hervely da Silva, 25 anos, mora perto do local e aproveitou para levar a filha, Agatha Hadassa, que tem 4 anos e 10 meses.

“A vacina salva vidas. Eu fico mais tranquila dando todas as vacinas. Não adianta eu não dar e ela ficar doente. Eu acho muito importante”, comenta.

Além da poliomielite, estão sendo realizadas as campanhas de atualização da carteira de vacinação e da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. A primeira é voltada para crianças e jovens de 0 a 15 anos incompletos e a segunda, para o público de 20 a 49 anos. A lista dos 140 postos de saúde pode ser consultada no site da Prefeitura do Recife.