Mobilidade

Transporte público terá reforço na frota para o dia das eleições nas RMR

Mais 959 ônibus estarão em circulação neste domingo no Grande Recife. No metrô, haverá aumento no quadro de maquinistas

Serão 264 veículos a mais que nos domingos comuns deste mês de novembro - Divulgação

Neste domingo (15), em virtude das eleições municipais 2020, também feriado da Proclamação da República, o transporte público do Recife ganha reforço na frota de ônibus da Região Metropolitana. O Metrô do Recife também irá aumentar o quadro de maquinistas de plantão nas linhas ferroviárias, em razão da circulação atípica de pessoas que utilizam os coletivos para chegar até o local de votação.

Segundo o Grande Recife Consórcio, estarão em circulação 959 ônibus que, juntos, farão 10.770 viagens ao longo do dia. O que representa 264 veículos e 2.420 viagens a mais do comum previsto para os domingos do mês de novembro. 

Embora haja um reforço, o Grande Recife acredita que o fato de os eleitores estarem cada vez mais residindo próximos das suas zonas eleitorais reflete na não utilização de meios de transporte para o deslocamento até às urnas. ‘’É importante lembrar que o TRE há alguns anos já vem lotando os eleitores nas seções próximas às suas residências, reduzindo assim a necessidade de deslocamento por automóvel e motocicleta, inclusive por ônibus. Dessa forma, o serviço não é tão forte como acontecia antigamente”, explica o coordenador de Operações do Grande Recife Consórcio de Transportes,  Mário Sérgio Cornélio.

O coordenador reforça ainda sobre a importância do cumprimento das medidas sanitárias ao utilizar o transporte público. ‘’Lembramos também a obrigação dos usuários que irão utilizar os transportes públicos, da utilização de máscaras, os usuários só poderão embarcar no veículo utilizando máscaras”, ressalta. 

Metrô
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) mantém a quantidade de trens circulando na data, comparado aos demais domingos, com oito trens na Linha Centro e seis trens na Linha Sul. Porém há reforço no quadro de maquinistas de sobreaviso. Caso haja a necessidade de injeção de mais trens no sistema ao longo do dia, dois trens estarão de reserva na Linha Centro e um trem na Linha Sul. 

Segundo a CBTU, durante a pandemia houve uma redução de 50% no número de passageiros no modal, tanto nos dias comuns quanto nos finais de semana. A companhia afirma que avisos sonoros e cartazes estão alertando os passageiros sobre a importância do distanciamento social e uso de máscaras, assim como acontece no dia a dia. As Linhas de BRT não funcionam no domingo, como já é de costume.