Funcultura Audiovisual divulga listas de projetos aprovados
Com o fomento, o Governo de Pernambuco destinará mais de R$ 18,5 milhões no setor audivisual
Foram divulgadas, nesta segunda-feira (16), as listas de projetos contemplados com recursos dos editais pendentes do Funcultura Audiovisual. Através do fundo de incentivo, o Governo de Pernambuco aplicará mais de R$ 18,5 milhões no setor.
Por conta do atraso na publicação do edital 2018-2019, causado por impasse com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), os resultados da 12ª e da 13ª edição do fomento foram lançadas ao mesmo tempo. Juntos, os dois editais receberam 588 inscrições, dos quais 145 foram selecionados.
Entre os projetos aprovados, 42,8% são de proponentes que residem no Interior do Estado. Propostas com mulheres nos cargos de direção e de roteiristas correspondem a 46,5%. Já os profissionais negros nestas mesmas funções estão em 33% dos escolhidos. Cerca de 58% dos contemplados contam com recursos de acessibilidade.
As listas de selecionados inclui longas-metragens, curtas-metragens, séries para TV e web, games, festivais, mostras, pesquisas, oficinas e cursos. A análise orçamentária dos projetos aprovados e a entrega das exigências para atualização das documentações começam nesta segunda-feira.