Eliminatórias da Copa

Invicto, Brasil encara primeira prova de fogo, nesta terça, contra Uruguai

Com nove pontos, Seleção lidera as Eliminatórias Sul-americanas e tem jogo duro em Montevidéu

Artilheiro do Brasil com três gols, Firmino estará em campo diante do Uruguai - Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil volta a entrar em campo pelas Eliminatórias Sul-americanas na noite desta terça-feira (17). Diante do Uruguai, às 20h, no Centenário, em Montevidéu, Tite e companhia terão a primeira prova de fogo na quarta rodada do torneio. Após vencer Bolívia, Peru e Venezuela, a Seleção Brasileira encara uma das principais forças do continente buscando manter uma invencibilidade longa na América do Sul. Já são 20 jogos sem derrota na competição que dá vaga à Copa do Mundo. A última vez que a Seleção saiu derrotada foi no dia 8 de outubro de 2015. Na ocasião, o time verde-amarelo estreava no certame que levava ao Mundial da Rússia e perdeu pelo placar de 2x0, ainda sob o comando de Dunga, em Santiago. Enquanto a Pentacampeã lidera a atual edição com nove pontos, a Celeste ocupa a quarta posição com três pontos a menos.  

Para seguir 100% no continente, os comandados de Tite terão que melhorar a performance dentro de campo. Diante da Venezuela, muito se questionou sobre o pobre repertório de jogadas da Seleção contra um dos times mais fracos das Eliminatórias. Segundo o técnico, ante o Uruguai o Brasil encontrará mais espaços para levar perigo ao gol celeste. "Jogar contra a Venezuela na sua casa é uma proposta do adversário, jogar contra o Uruguai na casa deles é outra proposta. Seremos mais exigidos defensivamente do que fomos contra a Venezuela, e paralelamente teremos mais espaço para criações ofensivas. São estratégias, formas e ideias de um futebol diferente de um jogo para outro", detalhou o comandante. 

A expectativa é que Tite repita a formação que venceu a Venezuela. A dúvida fica por conta do volante Allan, com dores musculares. Caso o atleta do Everton não possa entrar em campo, Arthur será o substituto na cabeça de área. Seja por lesões ou por confirmações de casos de Covid-19, o treinador brasileiro não poderá contar com alguns jogadores que sempre foram titulares sob seu comando, como Casemiro, Coutinho e Neymar. No final de semana, durante o treino preparatório para a partida, Pedro foi cortado por lesão muscular e Thiago Galhardo convocado para lhe substituir. Além disso, Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético/MG foi chamado para eventual corte de Alex Telles, que vinha testando positivo para o novo coronavírus nos últimos dias. Entretanto, nessa segunda, o último exame feito pelo jogador do Manchester United deu negativo e ele poderá reforçar a equipe, em Montevidéu. 

Se o Brasil não poderá contar com seu principal astro, o técnico Óscar Tabárez não terá Suárez à disposição. O atacante do Atlético de Madrid testou positivo para Covid-19 e está fora da partida. Além do camisa 9, o lateral-esquerdo Matias Viña, do Palmeiras, também foi diagnosticado com o vírus e não estará em campo. Os substitutos devem ser Darwin Núñez e Oliveros, respectivamente. Na frente, sem 'El Pistolero', Cavani passa a ser a esperança de gols. 

Ficha técnica

Uruguai
Campaña; Cáceres, Giménez, Godín e Oliveros; Bentancur, Torreira, De La Cruz e Nández; Darwin Núñez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Brasil
Ederson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan (Arthur), Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison. Técnico: Tite.

Estádio: Centenário (Montevidéu/URU)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
Árbitro de vídeo: Cristian Garay (CHI)
Transmissão: EI Plus e Guigo TV

Campanha
Uma das patrocinadoras da Seleção Brasileira, a GOL Linhas Aéreas vai doar 22 exames (em alusão à quantidade de jogadores em campo) do tipo PSA, específico para rastreio do câncer de próstata, a cada gol feito pelo time canarinho. A ação integra a campanha "Se dê um tempo", criada para alertar sobre o Novembro Azul. Os testes, concedidos pelos laboratórios da Dasa, vão atender à instituição Marque esse Gol, projeto que, desde 2015, mobiliza a comunidade do futebol para ações de prevenção e conscientização sobre o câncer.