Procon Pernambuco orienta consumidores para Black Friday
Em 2019 as lojas de departamentos foram as mais reclamadas pelos consumidores
Pensando na prevenção do consumidor para a Black Friday deste ano, o Procon Pernambuco elaborou algumas dicas para os consumidores que pretendem fazer compras no dia 27 de novembro, quando as empresas do comércio físico e online praticam descontos especiais. Os fiscais do órgão de defesa do consumidor estão realizando pesquisas físicas e virtuais, para que no dia do evento uma conferência dos preços dos produtos pesquisados seja feita, conferindo se realmente os preços estão com descontos.
Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, o órgão orienta que é importante também que os consumidores acompanhem o preço dos produtos que desejam comprar, para não sofrer nenhum golpe ou cair em propagandas enganosas. Em 2019 o Procon recebeu diversas reclamações de lojas de departamento, principalmente referente a estabelecimentos que vendem eletrodomésticos.
“Recomendamos sempre fazer pesquisas nas lojas e nos sites para saber se o desconto aplicado no produto que se pretende adquirir é real. O ideal é pesquisar dias antes do Black Friday para comparar a variação dos preços”, explicou.
Outro conselho do Procon Pernambuco é de que o consumidor não deve deixar a emoção falar mais alto no momento da compra, e acabar adquirindo algo que traga um endividamento no futuro.