Santa Cruz

Danny Morais mostra cautela em apontar 'ponto positivo' de surto de Covid-19 antes da fase decisiva

Zagueiro retornou aos treinos no último sábado, juntos a outros cinco companheiros que também cumpriram o isolamento social

Danny Morais, zagueiro do Santa Cruz - Rafael Melo/SCFC

Um dos jogadores afetados pelo surto de Covid-19 que acomoteu o Santa Cruz nas últimas semanas, o zagueiro Danny Morais, assim como os outros cinco companheiros de equipe afastados há quase quinze dias para cumprir o isolamento social, retornou ao trabalho no sábado, mas ainda sentindo no corpo as consequências deixadas pelo vírus. O capitão, que soma 31 jogos com a camisa coral na temporada e é um dos titulares da zaga do time de Marcelo Martelotte, relatou os sintomas apresentados e falou do que ainda sente nos treinos, em consequência do coronavírus. 

"Tive poucos sintomas, o que mais incomodava era a dor de cabeça, um pouco de sensação de cansaço, minha família também testou positivo, mas os sintomas foram os mesmos. É muito ruim não poder sair de casa mais uma vez, por ter passado quatro meses (em casa), quebrar essa sequência de treinamento que vínhamos tendo, mas por outro lado, fiquei muito orgulhoso em como o nosso grupo reagiu, não tinha dúvidas de que ia ser dessa maneira. Já estamos com alguns dias de treinamento, realmente uma sensação de um pouco mais de cansaço, o corpo um pouco mais pesado, mas hoje me sinto bem melhor e acredito que no decorrer da semana as coisas vão estar bem próximas do normal".

Além do zagueiro, William Alves, Denílson, Pipico, Paulinho, Toty, e quatro membros do departamento de futebol cumpriram quarentena rígida nas duas últimas semanas. O meia Chiquinho ainda cumpre o isolamento social e deve retornar esta semana aos treinos. Os goleiros Maycon Cleiton e Luiz Fernando, além dos volantes André e Bileu também já foram diagnosticados com a Covid-19 desde que a pandemia se instalou no Estado.



Dos atletas considerados titulares, até aqui, somente Didira, Perí e Lourenço ainda não sentiram os efeitos do vírus. Ainda assim, é importante salientar que ainda não há consenso na comunidade científica se pessoas que já foram contaminadas podem ser reinfectadas, mas alguns casos ao redor do mundo, nesse sentido, já foram registrados. 

Tratando do contexto esportivo, e tendo ciência de que esses foram tratados como casos incomuns, Danny Morais foi cauteloso ao responder se conseguia enxergar um ponto positivo em parte do elenco já ter sido diagnosticado com o vírus, tendo em vista que diminuiu a chance de desfalques no time na fase decisiva da Série C do Campeonato Brasileiro. 

"É difícil dar uma opinião, porque a gente está falando de uma vírus, que matou muita gente e prejudicou muitas famílias. Mas se a gente for ver pelo lado esportivo, do nosso clube, eu sabia que uma hora iria pegar (por conta) da maneira que a gente está exposto, por estar viajando e por estar em grupo, ainda bem que conseguimos a nossa pontuação e estamos classificados. Temos um conforto um pouco maior para lidar com essas adversidades, por um lado que bom que foi agora porque não (ficamos) fora das partidas mais decisivas".

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco totaliza 171.890 casos de pessoas já contaminadas pela Covid-19, e 8.854 óbitos já foram registrados.