Black Friday deve movimentar R$ 3,74 bilhões no Brasil, aponta CNC
Previsão é que o e-commerce seja um destaque na data deste ano
O setor do varejo pode ter um bom retorno com a Black Friday 2020. Pelo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deverá movimentar R$ 3,74 bilhões e alcançar o maior faturamento desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. Se confirmada as expectativas da CNC, haverá um aumento de 6% em relação a Black Friday 2019 (R$ 3,67 bilhões). Descontada a inflação, o crescimento real das vendas, em comparação com igual período do ano passado, deverá ser de 1,8%. E este ano, principalmente devido à pandemia da Covid-19, o e-commerce deve ser um grande protagonista na data.
O avanço do comércio eletrônico é apontado pela Confederação como determinante para que a Black Friday seja a primeira data do varejo a registrar crescimento real neste ano. A CNC projeta avanço real de 61,4% nas vendas exclusivamente on-line, em relação à Black Friday 2019. Já as lojas físicas deverão apresentar avanço de apenas 1,1%, em comparação com o ano passado.
"Em 2020, mais do que em qualquer outra edição, a Black Friday deverá expor a diferença de desempenho entre as lojas físicas e as lojas on-line”, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
A CNC estima que o segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas deverá ser o principal destaque entre os ramos que já aderiram à data, com previsão de movimentação financeira de R$ 1,022 bilhão. Em seguida, deverão sobressair os volumes de receita gerados pelos segmentos de hipermercados e supermercados (R$ 916,9 milhões) e de móveis e eletrodomésticos (R$ 853,4 milhões).
Compra
Os consumidores devem mesmo estar com vontade das promoções da Black Friday. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Soluções em Pesquisa, aponta que 61% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras na Black Friday este ano, um crescimento de 24% em relação ao ano passado.
Para aqueles consumidores que vão comprar na data, a maioria, 63%, justificou que este é um momento oportuno para comprar produtos que estão precisando com preços mais baixos. Ainda pela pesquisa, 37% dos consumidores afirmam que irão aproveitar para antecipar as compras dos presentes de Natal em promoção. Por outro lado, entre os que não farão compras, 24% alegam estar sem dinheiro, enquanto 20% estão desempregados.
Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a Black Friday 2020 acontece em um cenário adverso, onde o consumidor está atento às promoções para garantir as compras de final de ano. “O consumidor conta com as promoções da campanha para fazer suas compras. A Black Friday é a oportunidade para a população aproveitar as ofertas e garantir os presentes de fim de ano num período tão difícil para a economia”, afirmou Costa.