Cultura Nordestina

Mestre Gennaro ministra aulas-espetáculo e oficina no projeto "Vou Contar Pra Você"

Aulas começam nesta quinta (19) e a oficina "Sanfona de 120 Baixos" está marcada para dezembro no Teatro Arraial Ariano Suassuna; o acesso é gratuito

Mestre Gennaro - Divulgação

E pensar que pelos idos anos de 1970, em suas primeiras andanças pelo Rio de Janeiro, “o menino do instrumento que faz barulho” passou a atender por Mestre Gennaro e viria a se tornar um dos nomes de peso da cultura nordestina, carregando em sua sanfona um reforço grandioso ao forró pé de serra. 

“A sanfona é meu xodó, vai sempre ser. Dela tirei meu sustento, é a minha profissão, não aprendi outra. Quando cheguei ao Rio tinha engraçadinho que nem sabia o que era o instrumento, dizia que era o que fazia barulho. Hoje ela é respeitada”, gaba-se o instrumentista e compositor alagoano, ex-Trio Nordestino e que, aos 64 anos e mais de 50 de trajetória ministra hoje, amanhã e sábado aulas-espetáculo no Teatro Arraial Ariano Suassuna, que continuam nos dias 10, 11 e 12 de dezembro - já no dia 14 do mesmo mês é a vez da oficina "Sanfona de 120 Baixos".  

 

Os encontros, do “Vou Contar Pra Você”, projeto idealizado pela Tangram Cultura e com incentivo do Funcultura, tendo à frente Germana Pereira, são gratuitos, com acesso disponibilizado para as aulas uma hora do início, marcado paras as 19h, na bilheteria do espaço – localizado na Rua da Aurora, 457, Boa Vista, área central do Recife. Já para a oficina, em dezembro, as inscrições estão abertas e podem ser feitas por email (oficina120baixos@tangramcultural.com.br).

“A ideia central do projeto é evidenciar o instrumento e o seu papel na construção da identidade cultural e musical do nordestino e da sua influência sobre o forró.  Queremos estimular o interesse de jovens músico e a formação para atuação no mercado. Mas também queremos reunir sanfoneiros que já têm uma trajetória e propiciar nestes encontros  um espaço para troca de vivências”, conta Germana Pereira.

Sobre a escolha do Mestre Gennaro para o projeto, ela complementa que ele “é um artista com trajetória incontestável, conviveu com uma geração de mitos musicais como Luiz Gonzaga e Dominguinhos e é considerado uma verdadeira memória do forró pé de serra. Além de ter muito a nos contar e ensinar quando o assunto é o jeito nordestino de lidar com o instrumento sanfona”. 

Para Gennaro – que em 2019 foi contemplado com o Título de Cidadão Pernambucano, honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) - participar do projeto significa possibilitar aos participantes o conhecimento de técnicas na prática do instrumento, incrementadas por sua experiência na estrada que tão bem representou, e segue representando, a sanfona dentro do universo da cultura da música brasileira.

 

Mestre Gennaro

“Vou levar toda a minha história de vida. Comecei a tocar aos doze anos, já estive com vários sanfoneiros, como Dominguinhos, Sivuca e o próprio Luiz Gonzaga e fui tirando um pouquinho de um, um pouquinho de outro, e cheguei onde estou. Quero trocar ideias sobre o que podemos desenvolver com a sanfona tecnicamente”, ressalta Gennaro. 

Além das aulas-espetáculo e da oficina no Teatro Arraial, sendo esta recomendada para participantes a partir dos dez anos de idade - o projeto “Vou Contar Pra Você” pretende seguir mais adiante, contando outras histórias da cultura nordestina, “convidando outros mestres e mestras para partilhar suas memórias e fortalecer a nossa identidade cultural”, reforça Germana. 

Serviço:
Projeto “Vou Contar Pra Você”

Aulas-espetáculo: hoje, amanhã e sábado, e nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, às19h e oficina “Sanfona 120 Baixos”, dia 14 de dezembro, das 9h às 17h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna. Acesso gratuito.