Hugo Calderano vence inglês no ITTF Finals e celebra marca de mil jogos internacionais
A trajetória internacional de Calderano iniciou quando ele tinha apenas 12 anos
O sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano completou nesta quinta-feira (19) a histórica marca do milésimo jogo internacional em sua carreira. O dia especial para o mesatenista brasileiro foi marcado pela vitória por 4 sets a 0 sobre o inglês Liam Pitchford, nas oitavas de final do ITTF Finals, na China.
A trajetória internacional de Calderano iniciou quando ele tinha apenas 12 anos, em 2009, no Aberto de Guatemala, na categoria infantil. Desde então o atleta alcançou 751 vitórias em 122 diferentes torneios, dos quais ele conquistou 58 medalhas de ouro, 15 de prata e 34 de bronze.
"Foi uma aventura incrível nesses últimos 12 anos. Participei de muitos campeonatos, conheci muita gente, fui para muitos países. Com certeza, não trocaria isso por nada, faria tudo de novo. Isso só mostra o tempo que eu dediquei ao tênis de mesa e estou muito feliz por estar passando tantos anos nesse esporte que amamos", relata Calderano.
O atleta ainda destaca quatro resultados nessa longa trajetória: sua campanha nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em que chegou às oitavas de final, igualando o melhor resultado do país na história da competição; a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014; e as duas participações invictas em Jogos Pan-Americanos, em 2015 e 2017, que lhe renderam quatro ouros e um bronze.
Calderano ainda tem planos para o tênis de mesa e destaca o objetivo de levar para casa a medalha olímpica "Com certeza, é ganhar uma medalha olímpica. E também fazer o tênis de mesa ser mais popular no Brasil, inspirar jovens atletas a praticarem nosso esporte e também qualquer outra modalidade. O tênis de mesa está ficando um pouco mais popular no Brasil e espero que a gente continue nesse caminho", afirma.
Próximo desafio
Após a sólida vitória diante de Pitchford, Hugo terá um grande desafio pela frente nas quartas de final do ITTF Finals, evento que reúne os melhores do ranking. Nesta sexta (20), às 5h10 (de Brasília), o carioca enfrentará o chinês Fan Zhendong, atual número um do mundo, com transmissão ao vivo pelo site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).