RADIONOVELA

A pedido, Dom Casmurro, de Machado de Assis, é reapresentada na Rádio Folha FM

Peça foi adaptada pelo escritor Moisés Neto, de um dos principais romances machadianos

Patrícia Breda e Moises Neto interpretam obra de Dom Casmurro - Marise Rodrigues

A pedido, a peça adaptada de um dos mais queridos livros da literatura brasileira, Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicado em 1899, será reapresentada na Rádio Folha FM, em formato de radioteatro. Com adaptação de Moisés Monteiro de Melo Neto, autor, diretor de teatro, escritor e ator, que já disponibilizou e dirigiu várias peças neste projeto da Rádio Folha FM 96,7, ao lado da atriz e jornalista Patrícia Breda. O livro é narrado em primeira pessoa, por um advogado que acusa a esposa (Capitu) de adultério. Patriarcalismo ou paranoia contra impulso de infidelidade? A Rádio Folha vai levar mais uma vez essa polêmica ao ar, no espaço do radioteatro nessa sexta-feira (20), às 17h, com reprise no domingo (22), às 11 h. Pode ser acompanhada pelo dial 96,7 FM ou pela internet, no endereço radiofolhape. 

Enredo 
Com enredo calcado no ciúme, o texto descortina um mundo em que o poder patriarcal é absoluto e destrutivo. O pequeno grupo familiar (parentes e dependentes), que a obra de Machado engendra, capta e representa aspectos da realidade social e humana: O homem egoísta e descompromissado atuando no palco da vida social. O enigma de Capitu equivale ao nosso sorriso da Mona Lisa: traiu ou não o marido com o melhor amigo dele? O ciúme é um afeto que participa da construção do sujeito, mas há mecanismos neuróticos nele, reprimi-lo ou não? O medo da perda do objeto ou a raiva daquele que pode roubar o objeto, leva muitos a atitudes cruéis. É o caso de Bentinho, do livro Dom Casmurro, usualmente aplicado nas aulas do Ensino Médio e objeto de estudo com crítica imensa no Superior.


Elenco
No elenco a âncora da Rádio Folha, atriz e jornalista Patrícia Breda, no papel de Capitu; Moisés Neto, assume o papel do jovem Bentinho; o jornalista da Folha de Pernambuco, Anderson Bandeira, interpreta Ezequiel; a gerente da emissora, Marise Rodrigues, faz a Prima Justina; o apresentador Jota Ferreira, é José Dias. Os jornalista convidados Marcos Toledo, no papel de Escibar, e Jacielma Cristina, como Sancha. O ator Douglas Duan é Narrador e Bento, o velho Casmurro. Na sonoplastia, o operador de áudio da emissora, Anderson Ricardo.