Romero Britto terá sua biografia contada em filme, diz agência
Ideia surgiu do convite do produtor americano, Armando Gutiérrez
O artista brasileiro Romero Britto, conhecido por estampar com cores berrantes todo tipo de objeto, terá sua biografia narrada num filme, informou a agência de notícias espanhola EFE neste sábado (21).
O convite partiu de um produtor americano, Armando Gutiérrez, que disse ter se interessado por Britto por ele ser alguém "à frente de seu tempo". "Ele acreditou em si mesmo e sempre foi criativo, com aquele espírito Walt Disney que o distingue." (O filme mais conhecido no currículo de Gutiérrez é, a propósito, "Walt Antes do Mickey".)
Já Britto afirmou desejar que o longa seja "uma história de inspiração para as pessoas". Ele enfatizou que a ideia central de seu trabalho sempre foi "levar a arte às pessoas ao redor do mundo". "Gosto da ideia de minha arte estar em casa, em qualquer lugar e em qualquer lugar."
De fato, o artista é conhecido por estampar de objetos cotidianos, como almofadas, bolsas e móveis que ele vende numa loja própria, a aeroportos e parques – há cinco anos, ele contava 64 instalações espalhadas por locais do tipo. É uma produção com foco comercial que, ao mesmo tempo em que faz sucesso entre o público comum, o fez ser rechaçado pelo mercado de arte tradicional.
O filme, batizado de "Britto", segundo o IMDb, será ambientado no Brasil, em Londres e em Miami –cidade para onde o artista se mudou nos anos 1980 e onde reside até hoje.
O roteiro estaria sendo finalizado agora, e as gravações estão previstas para o ano que vem. Na página do longa no IMDb, maior portal de informações sobre o audiovisual do mundo, a data de estreia aparece como 5 de dezembro de 2021 nos Estados Unidos.