27º Janeiro de Grandes Espetáculos: apresentações online e presenciais em 2021
Edição será majoritariamente online, mas contará também com apresentações no Santa Isabel, Luiz Mendonça e Teatro do Parque
Em sua 27ª temporada consecutiva, o Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco em 2021 se transforma no “JGE Conecta”, com mostras, rodas de conversas, lives e apresentação de espetáculos em formato virtual e presencial, sendo estes nos teatros Luiz Mendonça, Santa Isabel e Parque.
Marcado para acontecer entre os dias 7 e 28 do próximo mês de janeiro, a edição contemplará pelo menos 29 trabalhos voltados para diversos vieses da arte - com a entrada da linguagem circense entre as novidades - e que deverão ser submetidos a inscrições no edital que foi lançado nesta quarta-feira (25) e segue aberto até o próximo dia 7 de dezembro, com acesso através do endereço www.janeirodegrandesespetaculos.com.
Os ingressos para os espetáculos presenciais e virtuais serão vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e deverão ser adquiridos preferecialmente nas plataformas de vendas.
Com foco na territorialidade e "espalhamento" do Festival, de acordo com José Manoel Sobrinho, ator, diretor e gestor cultural, que assume pela primeira vez a gerência de Programação, a ideia é dar escuta e descentralizar produções artísticas em todo o Estado de Pernambuco.
"Vamos ampliar o espaço de escuta nesta edição, já prospectando para as próximas. Quero trabalhar pessoalmente me conectando com todos os interessados em realizar espetáculos. O foco é a representatividade territorial e fazer com que as vozes sejam de escuta mas também de verbo", ressaltou.
Espaços culturais independentes, incluindo escolas com expeirmentações e pesquisas artísticas, também ganham atenção especial nesta edição do JGE.
Já os espetáculos nacionais e internacionais seguem na mira da produção para integrar a programação que deve ser divulgada logo após o anúncio dos trabalhos locais selecionados no edital, previsto para 23 de dezembro.
Homenageados
Como reforço à ampliação da representatividade artística dentro da edição, oito representantes da arte pernambucana integram o rol de homenageados da edição.
Na música os representantes serão o maestro Ademir Araújo e a pianista Ellyana Caldas; no teatro, o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito e a atriz Arari Marrocos, de Caruaru. A artista-educadora Fátima Pontes foi a escolhida pelo circo social e no circo popular, o mágico Alakazam.
A dança ganha a representatividade do artista e pesquisador Jailson Lima, de Petrolina, Sertão do Estado e da bailarina Cláudia São Bento.
Parcerias
Realizado pela Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) e sob direção geral do produtor cultural Paulo de Castro, o 27º Janeiro ganha o apoio da Rede Interiorana de Produtores, Técnicos e Artistas de Pernambuco (Ripa/PE), além de trazer em sua Comissão de Seleção nomes de Arcoverde e Petrolina ao lado de representantes da RMR.
A parceria com a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans/PE) também integra o foco do JGE de 2021, voltado para a pluralidade de vozes e de atividades artísticas.