Energia limpa

Sertânia será a primeira cidade de Pernambuco a usar energia solar nas câmeras de vigilância

Cidade também será a pioneira no uso de sistema de leitura de placas em tempo real

Demonstração das câmeras de videovigilância alimentadas por placas de energia solar - Divulgação

O município de Sertânia (a 312 km do Recife), localizada no Sertão do Moxotó, tem apostado na utilização de energia limpa. Na segunda-feira (30), aconteceu a demonstração das câmeras de videomonitoramento, que visam controlar, em tempo real, a segurança do trânsito e da cidade. 

O município será o primeiro de Pernambuco a usar energia solar nas câmeras de segurança e também o pioneiro, em todo Pernambuco, no uso de sistema de leitura de placas em tempo real. O sistema acionará um alerta para a Guarda Municipal com veículos, carros e motos com restrição de roubo, clonagem, débitos, etc., um sistema trabalhando online em parceria com o Detran, Secretaria de Segurança Social e Polícia Rodoviária Federal. 
 
Todo o sistema de segurança da cidade funcionará por meio de duas Centrais de Videomonitoramento, que serão instaladas na Guarda Civil Municipal e na Companhia de Polícia Militar. 
 
O prefeito Ângelo Ferreira (PSB) afirmou que projeto visa promover mais segurança para a população, investindo em tecnologia sustentável de ponta na área de segurança e mobilidade urbana. “Estamos trazendo esse tipo de energia, limpa e sustentável, uma das tendências tecnológicas. Vamos continuar antenados no mercado tecnológico para promover cada vez mais uma gestão inteligente em Sertânia, para cuidar do nosso povo, nosso maior bem”, disse Ângelo.


 
Neste primeiro momento, serão implantadas 27 câmeras de monitoramento fixas e 9 móveis com ângulos de 180 graus nas principais ruas e avenidas de Sertânia e nos acessos de Arcoverde, Custódia e Monteiro. O sistema de alta resolução pode capturar imagens de até 150 metros de distância. Cada central será equipada com quatro telas de monitoramento e um guarda trabalhando 24 horas diariamente, fiscalizando as ruas do local.


As diversas câmeras serão monitoradas por meio de duas centrais de última geração, com equipamentos e sistemas para controle e operação de todos os equipamentos instalados, incluindo transmissão de imagens para emissoras de TV, visualização de imagens via smartphones ou tablets, disponibilização de sistema para alerta de congestionamentos e de cerco eletrônico com alerta de irregularidades de veículos.
 
“Ao todo, o sistema será composto por 30 câmeras móveis para vídeomonitoramento com gravação de imagens 24 horas por dia; 68 câmeras fixas para videomonitoramento equipadas com sistema para leitura automática de placas de veículos; 06 câmeras portáteis para agentes das viaturas, com transmissão de imagens simultâneas, via conexão sem fio; 30 equipamentos para alimentação solar de câmeras por 24 horas por dia, com funcionamento autônomo independente de alimentação da concessionária”, explicou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana do município, Vladimir Cavalcanti.